Tecnológica portuguesa capta 15 milhões de euros para consolidar presença europeia (e está a contratar)

A portuguesa Sensei, empresa de tecnologia para retalho autónomo, anunciou a captação de uma ronda de financiamento Série A, no valor de 15 milhões de euros, para consolidar a sua presença europeia e vai reforçar a equipa em 30% no próximo semestre, para assegurar o acompanhamento operacional dos clientes.

 

Liderada pela portuguesa BlueCrow Capital, e com a participação da Lince Capital, da Explorer Investments, e do fundo de investimento latino-americano Kamay Ventures, a ronda vai permitir à Sensei crescer dentro dos mercados de Portugal, Espanha, França, Itália e Brasil, em que já tem presença, e acelerar a expansão europeia.

A acompanhar a ronda, com um reforço de capital, estiveram ainda a Techstars Ventures e a Metro AG, multinacional alemã que opera lojas de cash&carry em mais de 58 países, investidores da Sensei desde a ronda Pre-Seed, em 2017. Juntaram-se ainda Diogo Mónica, presidente do unicórnio americano Anchorage Digital, e João Graça, fundador e CTO da Unbabel, como business angels.

«Somos obcecados por criar a melhor experiência de loja para cada retalhista com quem trabalhamos. Desenvolvemos uma tecnologia quase invisível que integramos em loja, mas com um impacto gigante no tempo e experiência de compra de cada cliente, e na eficiência da loja e do negócio», afirma Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei.

Através de visão computacional, sensores e algoritmos de inteligência artificial, a Sensei oferece uma experiência de loja idêntica à habitual (mercearia, frutas e vegetais a peso, padaria ou mesmo máquinas de café self-service), mas sem a fricção da fila e do pagamento.

O cliente entra no ponto de venda, faz as suas compras e, no final, tem acesso à  lista de compras no ecrã, dispensando o registo manual de cada um dos itens, mantendo as opções de pagamento, via cartão, dinheiro ou app. Uma nova forma de fazer compras, mantendo a privacidade e a identidade dos clientes anónima durante as suas compras.

O produto da empresa melhora a experiência de compra do cliente, ao mesmo tempo que permite uma poupança substancial aos retalhistas — solucionando directamente ineficiências como os custos de checkout e as rupturas de stock.

«A inteligência artificial, como assistimos nos últimos meses com o sucesso do ChatGPT, em termos gerais, e nos vários sectores, está a transformar diversas indústrias, e na BlueCrow acreditamos que o retalho é uma das maiores oportunidades. A Sensei tem demonstrado ser uma das melhores do sector, tem feito um percurso longo e de grande desenvolvimento nos vários sectores associados a esta transformação, com potencial real para liderar o retalho autónomo a nível mundial. Estamos muito satisfeitos por termos tido a oportunidade de liderar esta ronda e por fazer parte deste projecto, confiantes no seu sucesso a muito médio prazo», acrescenta António de Mello Campello, partner da BlueCrow Capital.

Para além do desenvolvimento da tecnologia, a empresa quer focar o seu crescimento numa experiência diferenciadora, continuando a trabalhar com os retalhistas para oferecer projectos personalizados e adaptados às diferentes realidades, possibilitando ao retalhista conhecer a sua loja como nunca conheceu antes.

«Acreditamos na equipa liderada por Vasco Portugal para consolidar o crescimento e a presença da Sensei no sector do retalho autónomo, bem como para expandir a solução tecnológica desenvolvida pela empresa na América Latina, consolidando a sua influência no sector», assina Gabriela Ruggeri, Managing partner da Kamay Ventures.

Ler Mais