Tendências para a Gestão de Pessoas em 2025: Randstad salienta o potencial da IA (e mais dois grandes desafios)
Pedro Empis, Operational Talent Solutions director da Randstad Portugal, identificou três tendências que vão marcar o mundo do trabalho e da Gestão de Pessoas em 2025.
Gerir pessoas em 2025: um apelo à acção
O mercado de trabalho tem enfrentado transformações profundas, redefinindo prioridades e relações entre as empresas e os seus colaboradores. Em 2025, três grandes desafios serão centrais: a inteligência artificial (IA) como aliada estratégica, o equilíbrio entre flexibilidade e produtividade, e a construção de culturas organizacionais focadas no bem-estar e inclusão dos trabalhadores.
A Inteligência Artificial como parceira estratégica
A IA já revolucionou processos empresariais e em 2025 a sua integração será ainda mais ampla. Na Randstad, por exemplo, utilizamos a IA para optimizar o recrutamento, desde anúncios de emprego até à integração de novos colaboradores. No entanto, o verdadeiro potencial da IA depende da formação dos trabalhadores, garantindo que possam utilizar estas ferramentas de forma eficaz. Num cenário de escassez de talento, a IA permite maior produtividade com os mesmos recursos, mas requer uma abordagem estratégica. Não é apenas uma solução operacional; é uma parceira na criação de valor, que amplia o alcance de cada um, mas que precisa de ter nas pessoas o garante de qualidade e personalização.
Flexibilidade e produtividade
Os modelos híbridos popularizados pela pandemia consolidaram-se. Segundo o estudo Workmonitor 2024, 60% dos trabalhadores portugueses recusariam empregos que afectassem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Em 2025, a flexibilidade será uma exigência básica. As empresas que souberem adaptar-se às necessidades dos seus colaboradores estarão na dianteira. Flexibilidade não é apenas sobre retenção, mas sobre criar ambientes onde os colaboradores se sintam motivados e valorizados. A coabitação desta prioridade individual com os objectivos de performance das organizações e escolha dos momentos certos para o trabalho presencial serão a chave do sucesso.
Bem-estar e inclusão como prioridade estratégica
O capital humano continuará a ser o motor do sucesso empresarial. Em 2025, veremos um foco ainda maior no bem-estar integrado — saúde física, mental e emocional — como forma de promover resiliência e compromisso. Ambientes inclusivos, que valorizam a diversidade, não são apenas éticos; são essenciais para atrair e reter talento. Os dados mostram-nos que mais de um terço dos trabalhadores globais recusa empregos em empresas que não promovem diversidade e equidade. Ignorar estas questões não só dificulta a atracção de talento, mas compromete a relevância no mercado.
Os desafios que o mercado de trabalho enfrentará em 2025 não são barreiras, mas oportunidades de transformação. A consolidação da IA, a flexibilidade e o bem-estar integrado não são apenas tendências — são um apelo à acção. Como líderes devemos ouvir, aprender e agir para criar ambientes que respeitem as aspirações dos colaboradores, enquanto impulsionam resultados empresariais. Afinal, o futuro das empresas dependerá da sua capacidade de inovar tecnologicamente e de valorizar o seu maior activo: as pessoas.