Tendências para o mundo do trabalho em 2025: Michael Page realça as competências
Álvaro Fernández, director-geral Michael Page, identificou três tendências que vão marcar o mundo do trabalho e da Gestão de Pessoas em 2025.
O mercado de trabalho está em constante evolução e, em 2025, podemos esperar mudanças significativas. O desenvolvimento de novas competências, a adaptação das organizações às exigências dos candidatos e o impacto da regulamentação são temas relevantes para as empresas, que devem estar cientes e preparadas para essas transformações.
Observa-se uma crescente falta de talento em diversos sectores, especialmente na tecnologia, indústria e construção, que trazem novas dinâmicas de mercado, nomeadamente na formação de novas competências e na competição por talento, que tendem a aumentar.
Com a transformação do mercado de trabalho, o desenvolvimento de novas competências, especialmente as relacionadas com a IA, serão fundamentais para que os profissionais se mantenham competitivos e relevantes. A formação contínua é hoje essencial para o crescimento das organizações. Os profissionais devem comprometer-se com o desenvolvimento das suas competências, enquanto as empresas devem investir na qualificação dos colaboradores, garantindo que estão preparados para enfrentar os desafios e mudanças do mercado.
Outro ponto a destacar para 2025 são as crescentes expectativas dos profissionais em relação ao salário, às condições de trabalho e à cultura empresarial. A diversidade e a inclusão desempenham um papel fundamental na gestão de pessoas e representam uma vantagem competitiva para as organizações. O foco está, mais do que nunca, no colaborador, colocando o seu bem-estar e experiência no centro das estratégias de gestão. Isso inclui a promoção de ambientes de trabalho verdadeiramente inclusivos, onde a comunicação aberta e o feedback contínuo deverão ser incentivados.
Embora o salário seja um critério determinante para a retenção de talento, corresponder às expectativas salariais será um desafio para as empresas, num contexto de incerteza global. Paralelamente, a divergência que poderá surgir entre a necessidade de retorno aos escritórios e o desejo dos colaboradores por maior flexibilidade, poderá constituir-se como um factor de agravamento a este cenário. Reforçar estratégias que valorizem a flexibilidade, sustentabilidade e propósito, serão uma mais-valia para atrair e reter talento.
2025 ficará ainda marcado pelo tema da regulamentação, que constituirá outro grande desafio para as empresas. Perante as restrições económicas e a necessidade de adaptação a normas como a directiva europeia sobre transparência e equidade salarial, que visa combater a discriminação remuneratória e reduzir as disparidades salariais, as empresas terão de desenvolver novas estratégias para assegurar o cumprimento da legislação.
Em Portugal verifica-se ainda um gap em relação à equidade e transparência salarial no contexto europeu, sendo essencial que as empresas se prepararem e implementem medidas de forma estruturada. Um tema que é uma prioridade, dado o seu impacto positivo tanto para as organizações, como para os colaboradores, na medida em que a sua implementação transformará a cultura empresarial tornando-a mais justa e inclusiva. Para garantir uma transição suave e fluída, é fundamental um planeamento cuidadoso, que promova maior satisfação dos colaboradores, aumentando a retenção de talento e alinhando-se com os valores organizacionais.
Em 2025, o sucesso das empresas dependerá da sua capacidade de se reinventarem, colocando os colaboradores no centro das suas estratégias, apostando na formação contínua e abraçando a diversidade, a inclusão e a transparência como pilares fundamentais para vencer num mercado em rápida transformação.