Tendências RH 2021: O que se destaca no sector de Engineering & Manufacturing

Segundo uma análise da Michael Page à evolução das tendências do recrutamento, pandemia COVID-19 trouxe grandes alterações ao sector de Engineering & Manufacturing, com muitas empresas a alterar por completo os seus processos.

 

Antes da COVID-19, o sector industrial manteve-se estável comparativamente a 2019. O estudo demonstra uma tendência positiva nos sectores de FMCG, Packaging e Farmacêutico, em que houve uma maior procura de projectistas, perfis de manutenção e automação. No entanto, a pandemia trouxe grandes alterações ao sector, com muitas empresas apararem as suas actividades ou a alterar por completo os seus processos.

Os perfis mais procurados são essencialmente ao nível de middle management, nomeadamente, Engenheiros de Processo, Engenheiros de Melhoria Contínua, Supervisores de Produção, Técnicos de Manutenção, Gestores de Projeto e Engenheiros de Produto.

O estudo da Michael Page revela ainda que com a aposta de algumas empresas multinacionais em centralizar os seus centros de R&D em Portugal, esta área de Engenharia de Produto (com especial foco nas ferramentas CAD) tem sido amplamente requisitada.

Com a abertura de novos centros de R&D e a integração num mercado cada vez mais global, assistimos em Portugal a uma maior competitividade ao nível de salário e competências gerais e específicas, criando uma tendência de disputa de talento. Neste enquadramento, os níveis salarias em áreas técnicas de engenharia têm conhecido importantes melhorias, que juntamente com o estilo e qualidade de vida em Portugal representam um passo importante para as empresas.

Ler Mais