Tendências RH 2021: O que se destaca no sector de Healthcare
O mercado de Healthcare continua dinâmico para as diversas funções, quer sejam nas áreas comercial, marketing, departamento médico e funções mais técnicas, mantendo-se previstas para 2021 as tendências salariais, de acordo com a análise da Michael Page à evolução das tendências do recrutamento para o próximo ano no mercado português.
Em funções mais estratégicas observa-se um aumento do salário base, dada a dificuldade de atracção deste tipo de perfis. Benefícios adicionais como seguro de saúde, flexibilidade horária e, em alguns casos, viatura da empresa são os mais desejados.
Para posições Executivas, os candidatos esperam benefícios extra como seguro de vida, opções de compra de ações e planos de pensões, assim como planos de retenção.
A Michael Page revela que relativamente à situação actual de pandemia, as alterações verificadas neste sector surgem ao nível da resistência à mudança por parte dos profissionais, assim como uma desaceleração acentuada na contratação de perfis comerciais o que poderá vir a colocar em causa a dimensão actual das equipas comerciais nomeadamente na indústria farmacêutica.
Neste sector, a procura recaiu em candidatos com formação académica em Ciências da Saúde, Gestão e Marketing, sendo significativamente valorizados Doutoramentos, MBA’s e formação pós-graduada. As soft skills ganharam uma maior relevância com a procura de características como adaptação à mudança, resiliência e criatividade.