Tendências RH 2021: O que se destaca no sector de Recursos Humanos

Num período extremamente desafiante para todas as empresas, as equipas de Recursos Humanos foram cruciais para uma rápida capacidade de reacção e adaptação de procedimentos e de estruturas internas, revelando-se estratégicas. Quem o diz é a Michael Page que analisou a evolução das tendências do recrutamento para o próximo ano no mercado português.

 

Com os novos desafios impostos pelo grande e rápido aumento do teletrabalho, as equipas de Recursos Humanos tiveram de readaptar e desenvolver novas estratégias na Gestão de Recursos Humanos, num curto espaço de tempo.

De acordo com a Michael Page, a tendência de profissionalização do sector avança a par com um maior reconhecimento da importância estratégica das funções de Recursos Humanos como elementos chave para o desenvolvimento do negócio.

Observa-se um crescimento na procura de posições generalistas e com capacidade de serem verdadeiros parceiros do negócio (HR Business Partner), devido à necessidade de aproximar os Recursos Humanos aos restantes departamentos.

Por outro lado, a tecnologia promoveu a procura de perfis transversais que contribuam com novos conhecimentos, como finanças, análise de dados (HR Analytics) ou sistemas informáticos. Verificou-se uma necessidade superior de perfis de HR Operations, o que realça a importância de indicadores no sector de Recursos Humanos, através do desenvolvimento de KPIs, esquemas de Payroll, forte planeamento de C&B e controlo de custos.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...