Tendências RH 2021: O que se destaca no sector de Tax & Legal
Em consequência da pandemia, este ano observou-se um decréscimo na procura de perfis por parte das sociedades de advogados, face ao excepcional volume de procura verificado em 2019. Quem o diz é a analise da evolução das tendências do recrutamento realizada pela Michael Page.
Os perfis mais procurados continuaram a ser de advogados com senioridade entre os dois e os cinco anos de experiência pós agregação.
De acordo com a analise da Michael Page, contrariamente ao habitual neste sector, o volume de pedidos por parte de empresas cresceu significativamente face ao volume de pedidos por parte de Sociedades, provavelmente numa óptica de redução de custos com externalização de serviços.
Embora em menor volume, continuou a haver procura por parte de Sociedades de Advogados, em determinadas áreas, de perfis muito séniores, sendo o foco em perfis com carteira de clientes relevante, com o intuito de desenvolver ou criar departamentos de raiz.
A análise revela ainda que relativamente às áreas de prática, as que registaram maior volume de contratações foram as de Direito Imobiliário, Corporate e M&A, Laboral, Contencioso Civil Comercial, Direito Fiscal e Direito Público/Urbanismo. Manteve-se o interesse por perfis mais generalistas, com background nas áreas de Direito Civil, Laboral e Comercial.
No que diz respeito ao mercado das Consultoras na área de Tax, em contraste com os anos anteriores, a rotatividade diminuiu bastante. Com a política de hiring freeze, muitas empresas deixaram em suspenso ou cancelaram mesmo alguns processos de recrutamento, o que levou a que a passagem para o denominado “Cliente Final” diminuísse.