TI: Estudo identifica os perfis mais procurados em Portugal e que podem assegurar um salário anual (base) perto dos 30 mil euros
A Michael Page anunciou os perfis mais procurados pelas empresas em Portugal no sector das tecnologias de informação (TI). As profissões em destaque estão ligadas às áreas de Cyber Security, IoT, Cloud, Machine Learning e Big Data, e são as de SOC analysts, Pen testers, IoT architects, Cloud admin, Data engineers, Data scientists, Data analysts e Machine Learning engineers.
Os profissionais destas áreas irão ter maior procura no decorrer deste ano, acompanhando as actuais necessidades das empresas no sentido da digitalização dos seus produtos, serviços e processos de trabalho, confirmando o dinamismo do sector tecnológico, no qual se prevê uma evolução de salários de 5% a 10%.
Na análise realizada pelos consultores de recrutamento da Michael Page a partir de observações de mercado e tendências de contratações das empresas para este ano, a função que actualmente apresenta maior procura entre os empregadores é a de Fullstack developer.
Como principais responsabilidades destacam-se o desenho e implementação de soluções de alta performance com recurso a tecnologias Open Source ou tecnologias proprietárias.
De acordo com a Michael Page, os candidatos com formação académica superior nas áreas de Engenharia Informática, e experiência prévia de trabalho em projectos internacionais, são os mais valorizados. Para o desempenho desta função, os candidatos poderão auferir uma remuneração bruta anual de 28 mil euros, à qual acresce uma parte variável.
Neste sector tradicionalmente marcado pela guerra do talento e por perfis altamente especializados, a procura destas funções é motivada pela criação de novos centros de excelência (CoE) e de inovação tecnológica, hubs e start ups, que continuem a considerar Portugal como atrativo para as suas operações.