Trabalha remotamente? Para garantir a segurança de todos os dados, confira esta checklist

O trabalho remoto tornou-se uma nova realidade para muitos profissionais de diferentes áreas e todos eles, desde designers a contabilistas, lidam frequentemente com informações sensíveis, o que representa um risco de comprometimento quando operam fora de um ambiente de escritório. Para ajudar a enfrentar esses desafios, a Kaspersky elaborou uma lista que os colaboradores remotos devem verificar e que permite que trabalhem com conforto e mantenham a segurança dos dados.

Desde a pandemia, o número de pessoas que trabalha à distância aumentou drasticamente. De acordo com as estatísticas da Buffer, a grande maioria dos colaboradores (98%) é a favor do trabalho remoto, pelo menos parcial, e uma percentagem igual recomendaria esta modalidade a outras pessoas.

Embora trabalhar a partir de casa seja, muitas vezes, mais conveniente do que uma deslocação diária para o escritório, é crucial estar atento às medidas de segurança. Através desta checklist, os colaboradores remotos podem garantir que todos os seus dados permanecem seguros:

Separe os dispositivos relacionados com o trabalho dos dispositivos pessoais
Apesar da popularidade da abordagem “Traga o seu próprio dispositivo”, é aconselhável manter uma distinção clara entre dispositivos relacionados com o trabalho e os dispositivos pessoais. Realize tarefas relacionadas com o trabalho exclusivamente num portátil dedicado ao trabalho e reserve actividades como ver filmes, descarregar jogos ou verificar emails pessoais para dispositivos pessoais.

Esta prática reduz o risco de potenciais violações de dados. Para proteger ainda mais os dispositivos pessoais, a utilização de uma solução de segurança fiável ajuda a evitar o download de malware e o acesso a sites falsos e maliciosos.

 

Utilize ferramentas de comunicação aprovadas pela empresa
A participação em reuniões relacionadas com o trabalho através de aplicações de mensagens pessoais ou contas de email pode introduzir riscos desnecessários. Embora muitos serviços pessoais incentivem o cumprimento de medidas de segurança, as ferramentas de comunicação empresariais são concebidas com base nas normas de privacidade e conformidade.

Deve confiar apenas em plataformas aprovadas pela empresa e que consigam garantir que as informações confidenciais permaneçam protegidas.

 

Opte apenas por software fornecido pela empresa
As mesmas regras aplicam-se aos programas – recomenda-se que descarregue e utilize apenas as aplicações disponibilizadas ou aprovadas pela organização. O software de terceiros pode introduzir vulnerabilidades comprometam a segurança.

Se forem necessárias ferramentas adicionais para o desempenho do trabalho, é melhor solicitá-las directamente à organização.

 

Ligue-se apenas a redes Wi-Fi seguras
Para os trabalhadores à distância, é aconselhável evitar a utilização de redes Wi-Fi públicas. Se a ligação for necessária, verifique a legitimidade da rede com a equipa responsável das instalações, num café ou num aeroporto, reduzindo o risco de ligação a redes enganosas que visam informações pessoais.

Ao conectar-se a uma rede com um dispositivo pessoal, a utilização de uma VPN fiável pode aumentar a sua segurança através da encriptação de dados e protecção das actividades online contra o acesso não autorizado.

 

Mantenha as passwords privadas
As passwords funcionam como portas de acesso a informações sensíveis, pelo que é fundamental manter a sua confidencialidade. Guardá-las em papel, mesmo em locais seguros em casa, não é uma boa prática. Pode ser benéfico utilizar o método de associação para criar credenciais fácies de memorizar e ainda assim, complexas. Por exemplo, uma frase “Em 2015, festejei o meu aniversário em Tóquio” pode ser transformada numa password “In20:15IcmBD@T”.

Ler Mais