Três dicas (infalíveis) para negociar um salário melhor à distância
Negociar um aumento de salário, sobretudo numa altura em que muitas empresas estão empenhadas em cortar custos para lidar com a crise decorrente da pandemia de Covid-19, é complexo. Mais ainda se for à distância. Mas se mesmo assim sente que está na altura de pedir um salário melhor, saiba quais as dicas que o podem ajudar no momento de abordar o tema com o chefe.
Embora existam alguns desafios às negociações virtuais, não estar na mesma sala que a chefia pode trazer vantagens. A capacidade de aceder facilmente a «cábulas» sem que seja óbvio pode apoiá-lo durante a sua negociação, por exemplo.
Antes de avançar para a negociação, o site “Fast Company” compilou três passos para uma abordagem bem-sucedida, sobretudo em tempo de pandemia. Tome nota:
1- Saiba qual o salário médio do seu cargo e as suas mais-valias. Pesquise os valores praticados na sua profissão e tenha a noção dos seus pontos fortes para estar munido de argumentos válidos e convicentes.
2- Esteja preparado para o «não». Dado o cenário actual de crise, é bastante provável que a sua proposta não passe disso mesmo. Se a resposta ao seu pedido for um redondo «não», pode negociar mais dias de férias ou um horário mais flexível, por exemplo.
3- Leve uma «na manga». Prepare uma contra-proposta àquilo que lhe for apresentado pela chefia e apresente-a de forma assertiva, mas sempre num tom amigável. Pode, por exemplo, mostrar disponibilidade em assumir mais responsabilidade ou propor um aumento faseado.