Três hábitos que o podem tornar genial

A palavra “genialidade” é um dos termos mais mal utilizados na história. Rotulamos correctamente o brilhantismo intelectual e o poder criativo como genialidade, mas é essencial deixar de supor que estas características surgem apenas do talento natural. 

 

De facto, várias pesquisas mostram que, embora o talento seja realmente responsável por algumas descobertas geniais, a maioria das grandes descobertas, resulta de uma combinação de prática, hábito e mentalidade.

A genialidade é naturalmente dependente do contexto, mas a inteligência e a criatividade podem ser melhoradas com facilidade por qualquer pessoa.

Neste contexto, o site Business Insider partilhou três dicas que podem tornar mais inteligente e criativo e para as quais basta uma hora por dia.

 

1. Reflectir 10 minutos por dia
Com que frequência se pergunta por que faz o que faz? Não se trata apenas das tarefas diárias da sua lista e a resposta não é tão simples como “porque paga as contas” ou “é a minha paixão”. Essas são boas respostas para começar, mas, qual é o objectivo? O que não gosta nisso? Quanto da sua vida ideal está a viver viver?

Estas questões vão ajudá-lo a reflectir e a pensar com clarividência. Pode aprender muito com as ideias que põe na sua mente a partir do mundo exterior, mas é possível aprender ainda mais, descobrindo e compreendendo melhor as coisas que já estão na sua mente. Faça a si mesmo uma pergunta difícil todos os dias e reserve um tempo para reflectir sobre isso.

 

2. Ler 20 minutos por dia
Dedicar tempo para ler online é um óptimo hábito. A internet tem muitas coisas boas escondidas, e há muitos autores que partilham conteúdo interessantes.

Dito isto, há algo de mágico nos livros que não pode ser completamente replicado e vem da profundidade que eles são capazes de retratar. Um artigo online pode envolvê-lo, e pode até fazê-lo aprender algo novo e valioso mas não consegue absorvê-lo como uma boa história de um livro.

Um livro no momento certo pode mudar completamente sua vida, além disso representa um retorno de tempo e dinheiro investido, maior do que em qualquer outra actividade.

Se ler durante 20 minutos, ou cerca de 15 páginas de um livro, todos os dias, no final de um ano, vai ler entre 15 e 20 livros.

 

3. Concentrar-se 30 minutos por dia
Quando nos concentramos em alguma coisa, oferecemos uma janela de oportunidade para refinar a nossa mente, de uma maneira, com a qual o pensamento e a leitura não podem competir.

É natural pensar que quando um músico está focado em tocar uma música ou quando um artista é absorvido no processo de pintura, está a aprimorar a sua arte e a colher as recompensas da sua prática no seu domínio específico.

Mas na verdade, vai além disso. Em estados de foco profundo, quando estamos a ser desafiados e pressionados por uma actividade, também estamos desenvolver a nossa capacidade mental no geral. Estamos a refinar nossa capacidade de interiorizar informações, e esse processo apresenta uma vantagem intelectual.

Aprender a aprender é uma das qualidades mais importantes exigidas num mundo em rápida mudança e vem da capacidade de nos concentrarmos intensamente em algo que nos leva a pedir mais de nós mesmos. Seja um hobby ou um projecto pessoal, vale a pena dedicar apenas meia hora por dia para melhorar um pouco.

Ler Mais