Três professores desta faculdade portuguesa foram dos mais citados (do mundo) o ano passado

Filipe Santos, dean da Católica-Lisbon, e os professores Ilídio Barreto e René Bohnsack foram dos professores mais citados do mundo em 2023 na área científica “Business & Management”, de acordo com o ranking da Universidade de Stanford “World’s Top Scientists”. Os três professores da Católica-Lisbon estão no grupo de elite de 2% dos cientistas a nível global mais influentes e com maior impacto no conhecimento avançado em gestão.

Filipe Santos, dean da Católica-Lisbon é professor catedrático de Empreendedorismo e Inovação Social e foi, pelo sexto ano consecutivo, considerado um dos investigadores mais influentes do mundo. A sua investigação, largamente premiada, foca-se em como os empreendedores conseguem criar novos mercados, desenvolve o papel da inovação social na Economia e explica como as empresas combinam lucro com impacto para criar um mundo mais sustentável. A sua investigação já foi citada mais de 15 mil vezes (Google Scholar) e está publicada nas mais prestigiadas revistas científicas de Gestão.

Ilídio Barreto, que já tinha integrado o ranking no ano passado, é professor associado com Agregação na Católica-Lisbon, onde leciona Estratégia, Criatividade e Strategic Entrepreneurship, que são também as suas áreas de investigação científica. Nos últimos anos tem publicado trabalhos nas mais reputadas revistas científicas internacionais em Management. O seu artigo científico “Navigating Uncharted Waters: How Executives Originate High-Quality Ideas for Strategic Responses to Unprecedented Shocks”, publicado em 2023 no Academy of Management Review, contém uma teoria revolucionária que sugere novas formas de pensar nos domínios da Estratégia e da Criatividade.

Já René Bohnsack, professor associado com Agregação na Católica-Lisbon em Estratégia e Inovação, integra pelo primeiro ano este ranking. Investiga a comercialização de tecnologias sustentáveis e digitais e como os modelos de negócios podem acelerar esse processo, tendo publicado a sua investigação nas melhores revistas internacionais de gestão e inovação. A sua investigação atual foca-se em modelos de negócios baseados em tokens, competição em ecossistemas de negócios digitais e o papel das tecnologias digitais no desenvolvimento sustentável dos modelos de negócios.

A sexta edição deste ranking da universidade de Stanford analisou 22 áreas científicas e 174 subáreas, de acordo com a classificação padrão da Science-Metrix, em duas categorias: número de citações no ano de 2023, e citações ao longo da carreira. É realizado em parceria com a Scopus, uma das maiores bases de dados de resumos e citações de publicações científicas.