Três tecnologias que serão tendência nas empresas até 2020

De acordo com o estudo Tech Trends 2018: The Symphonic Enterprise, da Deloitte, a realidade digital, a tecnologia cognitiva e o blockchain estão entre as tendências que poderão ter impacto na estratégia e resultados de negócio nas organizações, entre os próximos 18 a 24 meses. 

 

A 9.ª edição do estudo também conclui que para responder aos crescentes desafios da tecnologia, as empresas devem olhar para além das fronteiras organizacionais tradicionais e garantir que a estratégia, a tecnologia e as operações estão sintonizadas em diferentes áreas.

Entre as tendências que poderão criar novas oportunidades e desafios para as indústrias, até 2020, destacam-se as seguintes:

Realidade digital: um termo que agrega a realidade aumentada, virtual, mista, 360° e as tecnologias imersivas. As empresas estão menos focadas nas novidades dos dispositivos, mas sim no desenvolvimento de estratégias e casos reais aplicáveis ao seu negócio. À medida que esta tendência se acentuar, os líderes de TI terão que responder aos constantes desafios da integração destas tecnologias, do desenvolvimento da cloud, da conectividade e do acesso.

Força de trabalho “sem colarinho”: será necessária a transformação das estratégias de Recursos Humanos para gerir o espaço de trabalho do futuro, onde humanos e máquinas vão trabalhar em conjunto. O aumento da automação, inteligência artificial e tecnologias cognitivas vão afectar as profissões e as categorias profissionais. As organizações do futuro terão que redefinir a gestão de talentos para lidar com a nova força de trabalho “híbrida” (humano-máquina) – reconvertendo as competências dos trabalhadores físicos e criando, simultaneamente, novos processos para gerir os trabalhadores virtuais.

 Blockchain para blockchains: Estamos a assistir à passagem do blockchain de uma fase de exploração para cenários de produção críticos. A existência de casos avançados e a adopção mais generalizada desta tecnologia cria a necessidade de coordenar, integrar e utilizar as diversas iniciativas de blockchain dentro de uma grande organização e potencialmente em diversas iniciativas de blockchains numa cadeia de valor.

No capítulo “Exponentials Technology Watch List” são identificadas estratégias para explorar e capitalizar ideias inovadoras, bem como duas tendências tecnológicas a longo prazo: a inteligência artificial e a encriptação quântica. O estudo conta ainda com casos, perspectivas de várias entidades do sector e de profissionais da Deloitte.

Aceda aqui ao estudo “Tech Trends 2018: The Symphonic Enterprise”.

Veja também estas notícias.

Ler Mais