Três truques que ajudam nas conversas difíceis com a equipa
Está preparado para conversas difíceis sem ter de puxar dos galões? Como líder, existem, pelo menos, três truques que prometem ajudá-lo a chegar a bom porto, mantendo a sua reputação ilesa, mesmo numa situação mais tensa.
Com isso em mente, Carol Sankar, fundadora do Confidence Factor, partilhou na revista de negócios norte-americana “Inc.” três formas de lidar com conversas difíceis, seja qual for o assunto, mas sobretudo em tempos de pandemia. Tome nota para que todos ganhem, sem perder de vista o objectivo:
1- Prime pela transparência . Seja realista, claro e construtivo. Se não sabe o que dizer, admita. Na verdade, segundo Sankar, essa é a melhor forma de começar uma conversa. A sua equipa pode até não concordar consigo, mas respeitar a sua honestidade e abertura.
2- Dê a cara. Com várias pessoas ainda confinadas às suas casas, devido à pandemia do novo coronavírus, deve escolher uma plataforma – Zoom, Facebook live, Instagram e, entre outras, LinkedIn – para falar com a sua equipa. Lembre-se que os seus colaboradores procuram em si liderança, orientação e esperança, pelo que uma gravação de vídeo/ áudio ou uma troca de e-mails podem parecer frios e, sem dar por isso, passar a mensagem errada.
3- Crie uma comunidade online com a equipa e mantenha a mente aberta. A ideia é que todos se sintam ouvidos. Por outro lado, terá uma ferramenta para antecipar e, porventura, prevenir conversas difíceis, estando atento à realidade daqueles que o rodeiam. Não deve, no entanto, usar o feedback dos colaboradores contra eles.