Tudo vale para reter colaboradores. Até “oferecer” um castelo com sala de cinema
Ainda não descobriram a fórmula mágica para segurar os melhores talentos numa empresa. Asism, por enquanto, o que pode tentar fazer é aprender com os melhores e ser criativo.
Com isso em mente, o jornal online britânico “The Independent” compilou os 10 benefícios mais criativos que os empregadores estão a oferecer lá fora. Tome nota:
1. A empresa de análise Web Hotjar oferece quatro mil euros a cada colaborador para ajudá-lo a montar o seu próprio espaço de trabalho em casa.
2. A gigante fintech TransferWise tem uma sauna no escritório disponível para usufruto de todos.
3. A cervejaria BrewDog concede uma semana de férias pagas aos cães dos funcionários.
4. O Winton, empresa de investimento quantitativo do bilionário David Harding, tem nos seus quadros um “food evangelist” – nada mais, nada menos do que um colaborador cuja função é garantir que todos os funcionários se alimentam bem.
4. Se o seu sonho é trabalhar na estação espacial Estrela da Morte, considere enviar uma candidatura espontânea para o portal money.co.uk, onde os colaboradores se mudaram para um castelo renovado, com sala de cinema incluída para, quiçá, rever a saga «Star Wars».
6. A Cloudreach, uma empresa consultoria de computação em cloud com escritórios em Amesterdão, Nova Iorque, Londres, Berlim e, entre outros destinos, Paris, oferece férias para destinos secretos pela Europa e América do Norte.
7. UKFast, a empresa de alojamento b2b dá uma semana extra de férias pagas quando os funcionários se casam e 10 mil libras (cerca de 11 mil euros) de bónus por cada 10 anos de serviço à empresa.
8. A Smarkets é a favor de uma estrutura de auto-gestão. Na prática, os trabalhadores entram e a saem quando querem e tem total autonomia para gerir os seus projectos. A empresa também emprega uma equipa de chef’s a tempo inteiro na sua sede em Londres.
9. A Yell oferece uma estrutura de comissões não capitalizáveis.
10. Os armazéns Harrods concedem 33% desconto em todos os artigos.