Um em cada cinco trabalhadores tem formação superior

Pela primeira vez desde que o Instituto Nacional de Estatística (INE) tem registos, mais de um quinto da população empregada em Portugal tem o ensino superior completo.

Segundo as estatísticas do emprego divulgadas pelo INE, havia no segundo trimestre deste ano 949 mil trabalhadores empregados com um curso completo do ensino superior. Este número é equivalente a 20,2 por cento do total da população empregada.

Nos números do INE, que recuam até 1998, nunca se tinha registado que um em cada cinco trabalhadores com emprego fosse licenciado.

Este valor tem crescido muito gradualmente: no segundo trimestre de 1998, os licenciados eram apenas 8,9 por cento do total da força de trabalho empregada. No mesmo período de 2002, os empregados com curso superior eram 9,9 por cento e, em 2007, eram 14,2 por cento. No segundo trimestre de 2011, 18,6 por cento dos empregados possuíam estudos superiores.

Há duas tendências que explicam o aumento da proporção de licenciados na população empregada. Por um lado, tem-se registado um aumento progressivo do peso dos licenciados na população ativa, à medida que se reduz o abandono escolar.