Uma em cada cinco mulheres perderia um ano de vida para atingir o seu ideal de beleza 

A propósito dos 20 anos de Dove Beleza Real, a marca realizou um estudo a nível nacional que tem o objectivo de dar resposta à problemática de quais são os desafios à imagem e autoestima das jovens e mulheres portuguesas. Os dados do estudo revelam que uma em cada cinco mulheres perderia um ano de vida para atingir o seu ideal de beleza.

 

Já uma em cada cinco raparigas, até aos 18 anos, estaria disposta a sacrificar até cinco anos de vida para atingir o mesmo ideal.

O estudo mostra ainda que oito em cada 10 mulheres sente ansiedade por causa das redes sociais e que, até aos 22 anos, metade das jovens diz ser influenciada a experimentar os produtos e tratamentos cosméticos que as influenciadoras recomendam nas redes sociais.

Só 38% das mulheres consideram que o seu aspecto corresponde àquilo que gostam, de tal forma que 45% mudava uma série de coisas na sua aparência, se pudessem.

No geral, a maioria das mulheres já teve comportamentos alimentares negativos por não se sentir bem com o seu aspecto, saltando refeições (52%) ou deixando de comer mesmo quando tinha fome (36%).

Mas as mudanças de comportamento não se ficam por aqui, uma em cada três mulheres já deixou de ir à piscina, à praia ou ao SPA, por não se sentirem bem com o seu aspeto, abdicando também de fazer posts nas redes sociais (39%) pelos mesmos motivos.

Nas camadas mais jovens, seis em cada 10 raparigas deixam de vestir aquilo que realmente querem por não se sentirem bem com o seu corpo; e há mesmo uma em cada três que se inibem de responder a uma pergunta na sala de aula, mesmo sabendo a resposta, por não se sentirem confiantes.

Mas aquilo que influencia a autoestima das mulheres é diferente consoante as faixas etárias, até aos 18 anos, uma em cada das jovens dá sobretudo importância à beleza e à felicidade na construção da autoestima, já a partir dos 40 anos, o equilíbrio emocional é o factor mais importante na autoestima para quase três em cada quatro das mulheres.

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