Universidade Nova vence etapa nacional do L’Oréal Brandstorm
Já são conhecidos os vencedores nacionais do L’Oréal Brandstorm, o maior jogo de estratégia de marketing realizado internacionalmente por uma marca. A equipa Super Nova, da Universidade Nova de Lisboa, vai representar Portugal na final em Paris. Esta iniciativa é também uma ferramenta de recrutamento.
A experiência de criar novos produtos, nomes, packaging, campanha de comunicação e publicidade permite aos universitários conhecer as funções de marketing da L’Oréal e permite à empresa identificar os melhores jovens talentos desta área, em praticamente todo o mundo. Por isso mesmo, o L’Oréal Brandstorm é também uma importante ferramenta de recrutamento para a líder mundial da indústria cosmética.
Internacionalmente, a L’Oréal tem vindo a recrutar a cada ano entre 150 a 200 participantes L’Oréal Brandstorm e Portugal não é excepção: 33 jovens integraram a empresa após participar no jogo, realizando o seu estágio na área de marketing, e 14 mantêm-se atualmente a trabalhar no Grupo.
Refira-se que mais de 13 mil colaboradores da L’Oréal trabalham na área de marketing (cerca de 20% dos seus 68.886 colaboradores), um número que em Portugal ronda os 50 profissionais.
«O L’Oréal Brandstorm foi o primeiro jogo de marketing lançado pela L’Oréal e é hoje uma importante ferramenta pedagógica de aproximação entre as universidades e a empresa, bem como de identificação e captação de talentos. Não temos um número fixo de vagas para integrar os participantes do Brandstorm, pois não é a quantidade que nos interessa. A ambição que temos é de atrair, desenvolver e reter os melhores talentos. É isto que este jogo e outras iniciativas similares, como o REVEAL by L’Oréal, nos têm permitido», explica Matthieu Douziech, diretor de Recursos Humanos em Portugal.
A 20ª edição do L’Oréal Brandstorm desafiou universitários de todo o mundo a viver uma experiência completa como gestores de marca internacionais da marca The Body Shop.
Em Portugal, a equipa Super Nova, da Universidade Nova de Lisboa, constituída pelos alunos Clara Nobre, Rita Belo e Tomasz Pierog, foi a que melhor respondeu a este repto com o projeto Beauty Secrets from Around the World, uma linha de maquilhagem que respeita os valores da marca The Body Shop e revela segredos de beleza dos cinco continentes.
O júri desta edição foi composto pelo Rodrigo Pizarro, Director-geral da L’Oréal Portuga, pela Directora de Recursos Humanos da Body Shop, Yvonne Sweeting a Directora Financeira da The Body Shop, Joana Edwards, o Director da Sociedade Ponto Verde, Luís Veiga Martins, a Business & Service Director da McCann-Erickson, Cristina Almeida, a Directora Editorial da Marketeer, Maria João Vieira Pinto e a, Directora Marketing da marca Kiehl´s, Filipa Afonso.