Universidades Lusíada têm novo reitor
Em funções desde o dia 1 de Setembro de 2014, Afonso d’Oliveira Martins assumiu a reitoria da Universidade Lusíada de Lisboa e da Universidade Lusíada do Porto.
O novo reitor sucede assim a Diamantino Freitas Durão, entretanto aposentado.
Afonso d’Oliveira Martins tem 56 anos e é natural de Lisboa. É licenciado (1980) e mestre (1986) em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Doutor (1993) em Direito pela Facultad de Derecho de la Universidad Complutense de Madrid (e, por equivalência, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa).
Iniciou a carreira académica em 1978 na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo aí exercido funções docentes até 1992.
Ingressou no corpo docente da Universidade Lusíada de Lisboa no ano da sua criação, em 1986, sendo actualmente seu professor catedrático. Autor de vários livros e artigos científicos, tem dedicado a sua vida à investigação e estudo do Direito no âmbito nacional e internacional. Desempenha também funções de investigador integrado e coordenador do Grupo de Investigação em Direito Público e Teoria Política do CEJEA- Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais.
Pertence a diversas instituições científicas, sendo nomeadamente Académico Correspondente da Real Academia de las Ciencias Morales y Políticas, de Espanha.
Na sequência da criação da Fundação Minerva – Cultura – Ensino e Investigação Cientifica, Afonso d’Oliveira Martins assumiu as funções de vice-chanceler das Universidades Lusíada, sendo vice-presidente do Conselho de Administração daquela fundação desde 2003 e até ao presente.