Utilização da IA no trabalho aumenta mais de 20%, mas não trará benefícios se estas questões não forem resolvidas

O relatório Slack Workforce Index da Salesforce, CRM de Inteligência Artificial (IA), revela que a utilização da IA no local de trabalho já subiu 23% desde o início deste ano, mas os profissionais não sabem usá-la para ganhos de produtividade e estão a gastar 37% mais tempo em tarefas de rotina e administrativas, ao invés de tarefas mais estratégicas e de valor acrescentando.

O estudo agora apresentado revela ainda que, sem a formação e acompanhamento necessários, os colaboradores de empresas não serão capazes de capitalizar toda a eficiência que a IA permite.

Com 82% dos profissionais em risco de burnout este ano, a IA poderá terminar com os dias de trabalho intensivo. No entanto, sem a resolução de questões de formação e confiança na tecnologia, os benefícios da IA não serão desbloqueados.

O novo relatório, agora disponível, demonstra que os profissionais planeiam dedicar o tempo livre que a tecnologia lhes deu, nas tarefas que deveriam estar a delegar na IA, relegando tarefas de valor acrescentado como a inovação, criatividade e desenvolvimento profissional para o fim da lista. Mas o estudo demonstra também que aqueles que receberam a devida formação para uma utilização correcta da IA, têm 19 vezes maior probabilidade de reportar ganhos de produtividade.

O mesmo estudo indica que o entusiasmo e a adopção de IA estão a aumentar: os trabalhadores estão a abraçar cada vez mais a IA e estão cada vez mais entusiasmados em utilizá-la no seu trabalho diário. O uso de IA entre todos os trabalhadores de escritório aumentou 23% desde Janeiro e 60% desde Setembro.

Quase metade (47%) dos trabalhadores de escritório a nível global expressam entusiasmo em relação à IA realizar tarefas dos seus trabalhos.

Os profissionais estão entusiasmados com a IA, mas ainda não confiam totalmente na tecnologia para que esta assuma tarefas no trabalho. 3% dos trabalhadores de escritório a nível global não consideram os resultados da IA totalmente confiáveis para tarefas relacionadas com o trabalho.

Apenas 15% dos trabalhadores concorda plenamente que têm a formação necessária para usar a IA de forma eficaz.

Ler Mais