Vai de férias e não sabe o que levar para ler? Veja estas três sugestões
Numa altura em que muitos portugueses estão de férias, o Grupo Almedina deixa novas sugestões de leitura.
O ser e o nada, de Jean-Paul Sartre
A obra, escrita durante a ocupação nazi, é considerada um dos textos fundamentais do século XX. O livro é, ao mesmo tempo, a bíblia do existencialismo, o último grande sistema filosófico.
Para Sartre, o sentido das nossas vidas não é predeterminado nem por Deus nem pela natureza. Não há nenhuma essência que preceda a existência, o que nos define não é dado a priori, mas decorre das escolhas que fizermos. Primeiro existimos, e só depois nos definimos. Não existe natureza humana à qual tenhamos irresistivelmente de obedecer: estamos condenados a ser livres e somos os únicos responsáveis pelos nossos destinos.
Conservadorismo, de Edmund Fawcett
Durante duzentos anos, o conservadorismo lutou contra a sua reputação de credo retrógrado, confrontando-se e adaptando-se à modernidade liberal. Com isto, a direita ascendeu ao poder por longos períodos e tornou-se efetivamente a tradição dominante na política. No entanto, apesar do seu sucesso, os conservadores continuaram a lutar entre si sobre até que ponto podiam comprometer-se com o liberalismo e a democracia ou sobre quais os valores a defender e como.
Nesta obra, Edmund Fawcett oferece um relato desta história conflituosa, esclarece ideias-chave e ilumina as discussões no seio da direita contemporânea.
Cosmos, de Michel Onfray
O livro é o primeiro volume de uma trilogia intitulada Breve Enciclopédia do Mundo. Nele, Michel Onfray apresenta uma filosofia da natureza, por oposição às filosofias estritamente teóricas, que prescindiram do mundo.
O autor propõe retomar, através de uma meditação filosófica, o contacto directo com o cosmos. contemplar o mundo, recuperar as intuições fundadoras do tempo, da vida, da natureza, compreender os seus mistérios e as lições que ela nos oferece. Um livro num tom muitas vezes confessional que renova o ideal grego e pagão de uma sabedoria humana em harmonia com o universo.