Vencedores do Prémio Sonae Educação são conhecidos amanhã

O Prémio Sonae Educação vai realizar a conferência “Como criar um projecto de educação com impacto?” no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, reunindo líderes, educadores e inovadores que partilham uma visão comum: criar soluções para um sistema educativo mais inclusivo e de elevada qualidade em Portugal. 

Entre os oradores estão David Justino (ex-ministro da Educação e professor da Universidade Nova de Lisboa), João Günther Amaral (Sonae), Pedro Cunha (Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa), Pedro Freitas (Nova SBE), Nuno Comando (Casa do Impacto da SCML), Assunção Flores (Universidade do Minho), Carlos Carreiras (Município de Cascais), Paulo Teixeira (Logframe), Marta Cunha (R4E Portugal), Rita Serra e Rui Lima (Microsoft), João Trigo (Colégio Efanor), entre outros.

Adicionalmente, o evento irá incluir ainda uma sessão com os vencedores da anterior edição do Prémio Sonae Educação, NoCode Institute e EKUI, que partilharão o crescimento dos seus projectos ao longo deste último ano.

Durante o evento serão conhecidos os vencedores do Prémio Sonae Educação, que visa premiar a inovação e inclusão na Educação em Portugal, em todas as fases do ciclo de aprendizagem. Nesta segunda edição, foram seleccionados dez finalistas que se destacam pelo compromisso em enfrentar os desafios atuais através de propostas inovadoras e inclusivas.

O prémio tem já um valor total de 150 mil euros, um aumento de 50 mil euros face ao ano anterior, e será distribuído entre os projectos vencedores, incentivando soluções concretas que promovam a qualificação, requalificação e a mitigação das desigualdades no acesso ao ensino.

A escolha dos vencedores  é realizada por um júri composto por Isabel Alçada, professora e membro do Conselho Consultivo EDULOG, João Gonçalves, director-geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Nuno Comando, head of Incubation, Acceleration & Communications da Casa do Impacto da SCML, Rita Serra, Education lead da Microsoft Portugal, e João Günther Amaral, administrador executivo da Sonae.

Conheça os projectos finalistas:

O projecto Technovation Girls capacita jovens raparigas a tornarem-se empreendedoras tecnológicas. Através da criação de aplicações móveis, as participantes resolvem problemas reais das suas comunidades enquanto desenvolvem competências técnicas. O objectivo é reduzir a desigualdade de género no sector tecnológico.

A Teach For Portugal pretende quebrar ciclos de pobreza e de desigualdade educativa, colocando mentores em escolas desfavorecidas para aumentar o desempenho académico e motivação dos alunos. No projecto a concurso irão desenvolver workshops de Literacia Financeira.

O Smart Education Ecosystem visa promover o desenvolvimento profissional de docentes numa fase avançada das suas carreiras, que enfrentam um desfasamento entre a formação inicial e as atuais recomendações pedagógicas. Os professores são capacitados com novas tecnologias.

O TUMO – Centro de Tecnologia e Criatividade capacita jovens em tecnologia e criatividade, com workshops em robótica, design e programação. Promove a autonomia e o trabalho em equipa, a inclusão social e competências STEAM, preparando os jovens para o futuro digital e o sucesso académico.

O projecto Next Step Therapy AI – NEXTHIE combina Inteligência Artificial com terapias para oferecer avaliações e intervenções personalizadas a crianças com dificuldades de aprendizagem através de uma plataforma digital.

O projecto Fab.CPL “I’MPOSSIBLE MAKER” inspira jovens da Casa Pia de Lisboa com a visão de que “todos podem materializar as suas ideias”. Promove a sustentabilidade, criatividade, e inovação através da fabricação digital em projectos de CAD, electrónica, impressão 3D, entre outros.

A Escol@Acolhe apoia a integração de alunos migrantes, ajudando-os na adaptação cultural e linguística. Oferece suporte desde a matrícula, até ao domínio do português, promovendo inclusão e sucesso escolar em comunidades diversificadas.

A Ciberescola dedica-se à leccionação de Português Língua Não Materna, por videoconferência, a alunos falantes não nativos do português a frequentar as escolas portuguesas, do 2.º ao 12.º ano. O projecto visa expandir o acesso a mais alunos e professores.

O projecto My Polis Agentes 2.0, através da gamificação e da Inteligência Artificial, transforma as salas de aula em Academias de Participação, onde os alunos, exploram os seus territórios, identificam problemas e criam soluções inovadoras, fortalecendo a democracia.

O projecto Albergaria + Inclusiva ensina educação ambiental a crianças com necessidades especiais, usando LEGO® para trabalhar a inclusão no debate ambiental. A ideia é garantir que todos, sem excepção, possam ter um papel activo e participativo na sociedade.

A iniciativa decorre amanhã, dia 5 de Novembro, das 14h às 18h.

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