Venda da EDP entre as maiores transações mundiais
Relatório Power Deals 2012, da consultora PwC, revela que venda da participação do Estado Português na EDP à empresa chinesa China Three Gorges (CTG), pelo valor de 2,7 mil milhões de euros (3,5 mil milhões de dólares), foi a nona maior transação no mercado mundial de energia em 2011.
A lista é liderada pela fusão entre as empresas norte-americanas Duke Energy e Progress Energy, num negócio avaliado em 37,9 mil milhões de dólares.
O relatório da PwC aponta para uma viragem global no mercado de fusões e aquisições no sector da energia, encerrando um período de seis anos de domínio europeu.
O mundo das transações no setor da energia caminha agora em novas direcções, segundo a PwC, e a crise da zona euro apresenta um duplo efeito nos negócios.
Segundo o mesmo relatório, em 2011, as empresas da Ásia-Pacífico foram responsáveis pelo maior número de transações a nível mundial, sendo expectável que qualquer descida no valor de players importantes Europa, bem como a força do yen e do yuan face ao euro, reforce o seu interesse no mercado europeu.