Verlingue Portugal tem nova comissão executiva
A Verlingue Portugal reuniu em Outubro as equipas de Lisboa, Porto e Portimão numa acção de team building e partilhou a nova estrutura organizacional bem como o plano de acção rumo ao Better Future 28, desenhado pela actual Comissão Executiva.
Presidida pela CEO, Luiza Fragoso Teodoro, a Comissão Executiva da correctora integra Tiago Corrêa Figueira, Chief Commercial Officer, responsável pela área comercial; Ricardo Santos, Chief of Placement & Claims, responsável pela área técnica; Rui Monteiro, Chief Financial Officer, responsável pela área financeira; e Sofia Melo Mendes, Chief of Communication, Marketing & ESG, responsável pelas áreas de comunicação, eventos, marketing e sustentabilidade.
Luiza Fragoso Teodoro iniciou a sua actividade profissional em 1998 no Grupo Champalimaud, tendo passado pela Mundial Confiança e Tranquilidade em funções de bancassurance, marketing, gestão de canais e de negócio individual e corporate. Em 2018, assumiu a liderança do canal de agentes independentes e correctores da MetLife Portugal, tendo, em 2020, integrado o Comité de Gestão Ibérico da seguradora, como responsável pela gestão e liderança do canal de agentes e correctores no mercado ibérico.
Tiago Corrêa Figueira esteve desde 1989 no projecto que deu origem à Luso Atlântica em 2009. A partir de 2001, ficou responsável pelos Grandes Riscos e Parcerias Público-Privadas, especialmente, nas infra-estruturas rodoviárias e autoestradas. Além disso, esteve encarregue da área Due Dilligence e análise de necessidades dos novos Clientes. Como Gestor de Clientes, lidera, ainda hoje, a concepção e negociação de todo o programa de seguros e a negociação dos clientes com as seguradoras e resseguradoras. Director na Luso Atlântica desde 2011, manteve uma relação próxima com as seguradoras na área de subscrição de risco, na área comercial e na área de sinistros. Após a aquisição por parte da Verlingue, em 2021, assumiu a função de director-geral.
Ricardo Santos iniciou a sua actividade no sector segurador em 1987 na actual Fidelidade até 1994, data em que foi convidado a integrar os quadros como director técnico da Rolling Hudig Hall (Grupo Aon), passando pela subscrição de riscos Patrimoniais e de Engenharia. Anos mais tarde, integrou os quadros da Marsh no departamento de Risk Management, onde se geriam os programas de seguros e gestão de riscos de todos os grandes clientes, tendo regressado à Aon em Março de 2004. Exerceu as funções de Chief Broking Officer, tendo também acumulado as funções de director-geral adjunto, até 2015, ano em que foi convidado a fazer parte dos quadros da Luso Atlântica. Após a aquisição por parte da Verlingue, em 2021, assumiu a função de director-geral.
Rui Monteiro iniciou a sua actividade profissional em 1992 no Banco Português do Atlântico. Em 1996, participou na transformação das plataformas contabilísticas e de software do Banco Comercial de Macau para o Banco Expresso Atlântico. Como quadro do Banco Comercial Português, em 2021 assume a função de director financeiro das correctoras de seguros do Grupo BCP. De seguida, integrou os quadros da Solução -Corretores de Seguros, S.A, onde esteve cinco anos e, em 2009, foi convidado a pertencer aos quadros da Luso Atlântica como director financeiro. Desempenhou funções como administrador de 2016 a 2020 e, após a aquisição por parte da Verlingue, em 2021, assumiu a função de director-geral.
Sofia Melo Mendes integrou a Verlingue Portugal em 2022, para fundar o Departamento de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade, após ter estado cerca de cinco anos no Departamento de Comunicação do Grupo BNP Paribas, onde co-liderou o patrocinio oficial do Rock in Rio Lisboa. Este ano, conquistou o 2.º lugar na categoria de Relações Públicas na competição Young Lions Portugal, e assumiu a responsabilidade internacional de ESG do
Grupo Verlingue, tendo como principal missão coordenar a estratégia de sustentabilidade
de todas as filiais onde a Verlingue está presente.
O novo plano estratégico, chamado Better Future 28, apresentado em Julho, visa duplicar o volume de negócios do Grupo até 2028, atingindo 800 milhões de euros, composto por quatro eixos estratégicos: 1) Crescimento orgânico e externo, 2) Desenvolvimento o capital humano, 3) Inovação tecnológica e 4) Impacto positivo.