Viagens é onde os portuguesas preferem gastar dinheiro. Adivinha o que completa o top 5?
Um estudo da Mastercard sobre intenções de consumo, revela que 88% dos viajantes europeus e internacionais planeiam gastar o mesmo ou mais em experiências em 2024, comparativamente a 2023, num ano marcado por múltiplos eventos desportivos de projecção global, digressões musicais e festivais de cinema.
O estudo foi realizado em 24 países, incluindo em Portugal, com o objectivo de compreender a mudança nas preferências de mais de 16 mil consumidores ao nível das experiências e respectivos gastos na Europa, um dos maiores polos turísticos globais e que, em 2023, atraiu uns impressionantes 700 milhões de turistas.
Para os portugueses, as principais intenções de compra para este ano vão para viagens (67%), concertos de música ao vivo (48%), escapadelas relacionadas com o bem-estar (40%), experiências em família ou gastronómicas (39%) e experiências ao ar livre (36%).
Em linha com a tendência nacional, a prioridade dos consumidores europeus também vai para as viagens (59%), seguido de festivais e concertos (34%), experiências ao ar livre (34%), gastronómicas (33%), seguidas das experiências associadas ao bem-estar (32%).
O benefício ‘intangível’ das experiências é referido pela maioria dos consumidores nacionais e europeus como o principal motivo para darem prioridade a este tipo de gastos. Na verdade, mais de quatro em cinco (85%) dos portugueses disseram que este tipo de gastos geralmente, ou quase sempre, vale a pena, em contraste acentuado com os 2% que acham que raramente ou nunca vale o investimento, e com 30% dos consumidores a afirmarem que poupam uma parte do seu orçamento familiar para poder gastar em experiências.
Entre os principais motivos apontados pelos portugueses estão o facto de as experiências proporcionarem as melhores recordações (49%), ajudarem a ver o mundo sob uma nova perspectiva (41%) ou o facto de encontrarem nas experiências partilhadas com outros um enriquecimento profundo (40%) para a sua vida pessoal, seja a explorar um novo destino, a assistir a um evento cultural, ou, simplesmente, a desfrutar de uma refeição com quem mais gostam.
Além disso, o principal factor determinante na decisão de investirem numa experiência é o facto de poder ser única (41%) reflectindo a vontade de criar memórias para toda a vida.
O estudo revela, ainda, que o desejo de desfrutar destas novas experiências está a impulsionar as viagens, com 31% dos portugueses a referirem que tencionam planear uma viagem para desfrutarem de uma experiência em particular, e quase metade (49%) a afirmar que viajariam para outro país, ou continente, apenas para desfrutar de uma experiência que desejam concretizar.