Visa anuncia a próxima geração de experiências de cartões. Veja como vão ser as novas formas de pagamento

As formas de pagamento mudaram mais nos últimos cinco anos do que nos últimos 50. Entre a introdução do comércio digital e os dias de hoje, com a rápida adopção do contactless, os consumidores evoluíram e adaptaram-se a novas experiências de pagamento. A Visa anunciou novos produtos e serviços para a era digital.

No Visa Payment Forum Americas, que decorreu em São Francisco, a Visa revelou novos produtos e serviços que vão revolucionar o cartão e responder a futuras necessidades das empresas, comerciantes e consumidores e das instituições financeiras.

«A indústria está num ponto crucial, novas tecnologias, como a Inteligência Artificial generativa, estão a mudar rapidamente a forma como fazemos compras e gerimos as nossas finanças», afirmou Jack Forestell, Chief Product and Strategy Officer da Visa. «Anunciámos a próxima geração de experiências de cartões de pagamento, verdadeiramente digitais e nativas. Hoje revelámos novas funcionalidades do cartão e inovações digitais que levarão os consumidores a um futuro mais personalizado, conveniente e seguro.»

 

Os novos produtos e serviços que começarão a ser lançados ainda este ano, incluem:

Visa Flexible Credencial

Um estudo da Visa revelou que mais de metade dos utilizadores de cartões pretendem ter a possibilidade de aceder a várias contas através de uma única credencial. A Credencial Flexível Visa permitirá que, com um único produto de cartão seja possível alternar entre métodos de pagamento, o que coloca o poder de escolha nas mãos do consumidor. O utilizador passa a poder facilmente definir parâmetros ou escolher se quer utilizar o débito, o crédito, ou fraccionar o pagamento com o Buy Now Pay Later ou, até mesmo, pagar utilizando pontos de recompensa. O Visa Flexible Credential está disponível na Ásia e será lançado no final deste Verão nos EUA.

 

Tap to Everything

Existem seis mil milhões de dispositivos móveis com NFC no mundo, e que possibilitam o pagamento contactless. No final de 2023, a tecnologia contactless da Visa cimentou-se no mercado como uma das melhores experiências de pagamento, ao atingir uma penetração global de 65%, duas vezes mais do que em 2019.

Este ano a experiência Visa foi expandida e lançaram novas utilizações da tecnologia contactless em dispositivos móveis:

  • Tap to Pay: Qualquer dispositivo móvel pode agora ser um dispositivo POS e receber pagamementos.
  • Tap to Confirm: Valide rapidamente a sua identidade quando faz compras online
  • Tap to add card: Ainda mais segurança ao adicionar um cartão a uma carteira digital ou aplicação.
  • Tap to P2P (pessoa a pessoa): Permite o envio de dinheiro entre familiares e amigos.

 

Visa Payment Passkey Service

O roubo de identidade assumiu outros contornos num mundo digital como o de hoje e resultou num aumento significativo de fraudes. Actualmente, a fraude nos pagamentos online é sete vezes superior à verificada nos pagamentos presenciais.

Para garantir transacções mais simples e seguras, a Visa desenvolveu, tendo por base as mais recentes normas Fast Identity Online (FIDO), o serviço Visa Payment Passkey, que confirma a identidade de um consumidor e autoriza pagamentos online através de uma rápida leitura dos dados biométricos, como o rosto ou a impressão digital. Nas compras online, as Visa Passkey substituem o recurso a palavras-passe ou códigos de utilização única, a biometria é mais fiável e garante transacções menos vulneráveis e ainda mais descomplicadas.

 

Click to pay + Visa Payment Passkey Service

Num primeiro momento, a Visa está a integrar o Serviço Visa Payment Passkey com o Click to Pay, o que vai proporcionar uma experiência de checkout mais segura e sem falhas. Em inúmeros mercados, por todo o mundo, a Visa está a estabelecer parcerias com emissores para permitir a integração das duas tecnologias nos novos cartões Visa, o que reduzirá a introdução manual de dados do cartão e de palavras-passe.

 

Pay by Bank

Os pagamentos sem cartão não proporcionam a mesma experiência, segurança e protecção do que os pagamentos com cartão. Os pagamentos electrónicos, como as transferências ACH, ficaram fora da revolução digital. Com o Pay by Bank, a Visa digitaliza e simplifica os pagamentos conta-a-conta (A2A), e dá às pessoas mais opções sobre a forma como querem pagar – quer se trate de uma transferência conta-a-conta, de um pedido de empréstimo ou de um pagamento com outra fonte de financiamento, como um cartão de crédito.

Com a aquisição da Tink, a Visa expandiu-se ainda mais por toda a Europa, oferece novas ferramentas inovadoras de gestão financeira e elimina o atrito existente na experiência de pagamento a milhões de clientes bancários. A Visa está a trazer esta nova tecnologia para os EUA, para ajudar os seus clientes a proporcionar experiências bancárias adicionais, sem falhas e sempre protegidas.

 

Visa Protect para pagamentos A2A

A Visa processa mais de 200 mil milhões de transacções todos os anos e, para identificar e impedir a fraude em tempo real, analisa 500 elementos de dados em cada transacção. As redes de Pagamentos em Tempo Real (RTP) da Visa em todo o mundo, sobrepõem décadas de experiência na utilização de Inteligência Artificial para mitigar a existência de fraude nos pagamentos conta-a-conta em redes RTP. Em funcionamento na América Latina e em fase piloto no Reino Unido, o Visa Protect for A2A Payments já está a identificar 60% das fraudes e esquemas de RTP que anteriormente não eram detectados pelas instituições financeiras.

 

Tokens de dados

Nos últimos 10 anos, a Visa acrescentou segurança ao ecossistema de pagamentos através da tokenização de pagamentos, que removeu do fluxo de pagamento informações sensíveis sobre a conta do titular do cartão.

Actualmente, 29% de todas as transacções processadas pela Visa são tokenizadas, com adopção em larga escala por comerciantes e emissores em quase todos os mercados a nível global. A Visa acredita que os dados de pagamento têm um papel a desempenhar na oferta de experiências novas e melhoradas, em linha com as melhores práticas de protecção de dados, seja na utilização de ferramentas de IA generativa ou na forma como procuramos informação online – a Visa defende que os consumidores devem ter maior poder de decisão. Com recursos à tokenização, a Visa oferece através do recurso à inteligência artificial, novas formas das pessoas controlarem os seus dados e de terem melhores experiências de compras.

Os tokens de dados da Visa permitem que os consumidores (com cartões de instituições financeiras participantes no programa), autorizem a partilha dos seus dados quando fazem compras online, vejam onde foram partilhados e peçam a restituição do acesso a partir da sua aplicação bancária.

Com os tokens de dados, a Visa e os bancos participantes permitem uma experiência em que um comerciante pode solicitar o consentimento do consumidor para obter ofertas mais personalizadas enquanto faz compras. Se o consumidor concordar, nos bastidores, a Visa emite um token de dados privado para o comerciante, com informações geradas por IA e com base nos dados de transacção do consumidor. O token de dados pode ser utilizado pelos modelos de IA do comerciante para fornecer ao comprador recomendações em tempo real. A Visa também transmite o token de dados à entidade bancária do consumidor, que regista onde é que os dados foram partilhados, para que o consumidor possa facilmente rever a partilha dos seus dados através da aplicação do banco, e revogar o acesso, se assim o desejar.

 

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