Zona Empresarial de Alvaredo é inaugurada para a semana

A inauguração da 1.ª fase da Zona Empresarial de Alvaredo (ZEA) decorre na próxima terça-feira, dia 9 de Janeiro em Melgaço. Nesse dia será também lançado o projecto de concepção e execução da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração, na Quinta de Soalheiro.

 

O processo da ZEA remonta a 2013, aquando da revisão do PDM que definiu esta zona como área industrial, tendo Melgaço, em 2018, avançado com o projecto global da zona industrial e de execução da primeira fase de obra em 2021 e que agora será inaugurada, estando os lotes em fase de atribuição, e que terá a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O projecto abrange uma operação de loteamento com obras de urbanização e acesso à Zona Empresarial, com uma alocação de 35 263 m² para área destinada a cinco lotes, distribuindo-se as áreas de cedência por um lote destinado a equipamento colectivo com 1 685 m², espaços verdes de utilização colectiva com 9 712 m² e espaços verdes de enquadramento com 3 649 m².

Representa um investimento de 2.711.820,22€, cofinanciado pelo FEDER no montante de 1.500.000,00€, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020.

Relativamente à segunda fase da obra, está já finalizado o processo de Declaração de Utilidade Pública (DUP).

A manhã desta terça-feira ficará ainda marcada pelo lançamento do projecto de concepção e execução da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração.

O objectivo principal deste projecto é a requalificação da Zona Industrial de Penso (ZIP), através da criação de espaços de demonstração, posicionando Melgaço na linha da frente em termos de competitividade no acolhimento empresarial, alinhando-se com as novas agendas climáticas e digitais.

A candidatura para este projecto, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi aprovada em Janeiro de 2022, com um valor de cerca de 13 milhões de euros com o objectivo principal de dotar a ZIP e a ZEA de condições energéticas e tecnológicas de excelência.

Num total de 110 milhões de euros de Fundos do PRR para o país, foram seleccionadas dez AAE a nível nacional, três das quais na NUTS II – NORTE, nomeadamente Melgaço.

Ler Mais