10 dicas para um currículo de sucesso

Saiba como tornar o seu currículo competitivo e diferenciador.

 

A CATÓLICA-LISBON apresenta-lhe um conjunto de sugestões que resultam dos perto de 20 anos de experiência do seu Gabinete de Carreiras. Como é que se faz um CV de sucesso?

10 sugestões de aspectos a destacar para um CV competitivo e de sucesso:

1.Experiência internacional: quando aplicável destacar intercâmbios e experiências internacionais, e viagens realizadas a título pessoal. Factores valiosos tendo em conta um mercado cada vez mais globalizado e sobretudo se a posição a que se candidata for numa multinacional.

2.Actividades extracurriculares: associações ou clubes, desporto, música são apenas alguns exemplos que podem ajudar a reforçar a capacidade de liderança e espírito de equipa de um candidato.

3.Projectos e Acções de voluntariado desenvolvidos ao longo do curso.

4.Projectos de consultoria e investigação desenvolvidos na faculdade: destacar Cases, Papers ou projectos onde o candidato possa realçar a sua capacidade de visão, foco e componente estratégica.

5.Destacar o domínio de línguas internacionais, ajustado à realidade de cada empregador: o domínio de outras línguas que não apenas a língua nativa é, sem dúvida, um aspecto altamente valorizado. O candidato deve também ter em consideração a presença geográfica da empresa a que se candidata e onde possui negócios relevantes.

6.Apresentar de forma clara as competências desenvolvidas durante o percurso académico: enquadrando pontos fortes com exemplos concretos.

7.Expor resultados práticos dos projectos: objectivos definidos vs alcançados, dimensão do projecto e número de pessoas impactadas, negociação de custos são alguns exemplos que devem ser considerados.

8.A utilização de verbos de acção com impacto e relevo: gerir/organizar/ alcançar/liderar são apenas alguns exemplos.

9.Incluir palavras relevantes para o sector de actividade e que descrevam as competências pretendidas: “Brand Manager”, “Liderança” ou “Comunicação”.

10.O candidato deve sempre colocar-se na perspectiva do recrutador e ajustar o seu CV à oferta a que se candidata, destacando aspectos que vão ao encontro da realidade e expectativas do empregador.

Ler Mais