Randstad. Outsourcing: Uma solução que coloca as pessoas em primeiro lugar

O Outsourcing é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas empresas em Portugal. Às necessidades do mercado, a Randstad responde com um serviço diversificado, actualizado e personalizado.

Os serviços de outsourcing prestados pela Randstad são uma resposta às cada vez mais evidentes exigências e necessidades do mercado e dos seus clientes. Apostando na diversificação de portefólio, na tecnologia e numa relação de proximidade e confiança com os seus clientes, a empresa especializada em Gestão de Pessoas assume um papel de destaque nesta área. Para contextualizar o trabalho da Randstad, Pedro Empis, Outsourcing Solutions Executive Business director, fala-nos das vantagens dos serviços de outsourcing, do sucesso alcançado até ao momento e da forma como encaram o futuro desta área.

 

Como é que a Randstad olha para a evolução do sector de outsourcing? Há mais ou menos empresas a recorrer a este regime?
O outsourcing é uma ferramenta cada vez mais utilizada como forma das empresas ganharem competitividade e acesso a know-how especializado em diversas áreas, pelo que tem evoluído significativamente ao longo do tempo. A introdução de tecnologia veio alterar a natureza, transformando as relações entre empresas num ecossistema de especialização, sendo que, para cada desafio, existe uma combinação de soluções ideal.

 

Que importância tem o serviço de outsourcing na estratégia da Randstad?
Os serviços de outsourcing prestados pela Randstad são uma resposta às necessidades do mercado e dos seus clientes, e têm um papel fundamental na estratégia de diversificação de portefólio seguida pela empresa, que permite oferecer diferentes soluções aos clientes e gerir os ciclos típicos da indústria de forma mais sustentável.

 

Em que contextos as empresas recorrem aos serviços de outsourcing da Randstad? Do vosso lado, sentem que são necessidades pontuais ou poderá o outsourcing servir de teste a uma futura integração nas empresas?
O outsourcing pode responder a necessidades pontuais, mas tipicamente as empresas procuram parceiros de longo prazo, em que o investimento na transferência de conhecimento é devidamente rentabilizado e maximizado com os ganhos de produtividade que advêm de um período contratual mais longo.

 

Da vossa experiência, o que é que as empresas pretendem validar nos candidatos num período de outsourcing?
Num modelo de outsourcing, as empresas avaliam a qualidade do serviço prestado pelo outsourcer e não a prestação individual dos seus colaboradores, contudo, as actividades são desenvolvidas por pessoas que acabam por ter exposição do seu trabalho junto dos decisores dos clientes, o que, muitas vezes, pode levar a uma futura contratação. Temos muitos clientes que já foram nossos colaboradores.

 

Que vantagens, além da financeira, podem as empresas obter ao optar pelos serviços de outsourcing da Randstad, tendo em conta o mercado empresarial português?
A Randstad actua no mercado de forma transversal, o que garante uma evolução permanente no que diz respeito a práticas e tecnologia aplicada. As empresas não ficam fechadas em si próprias e têm acesso a uma vasta experiência, intra e inter sectorial, que lhes permite uma evolução contínua e que lhes confere competitividade.

 

Quais são os sectores ou indústrias que mais recorrem aos serviços de outsourcing da Randstad?
Prestamos serviços aos mais variados sectores de actividade, como banca, seguros, telecomunicações, energia, transportes, retalho, entretenimento, saúde, viagens e turismo, tecnologia, administração pública, automóvel, entre outros.

 

Como é que a Randstad ajuda a promover a colaboração e integração entre os profissionais de outsourcing e a equipa interna dos seus clientes?
A Randstad utiliza um modelo de governance alinhado com a estrutura de cada cliente, adaptando-o à natureza do serviço a prestar. Isso garante uma comunicação constante, clara, previsível e com visibilidade dos resultados da parceria aos vários níveis: operacional, táctico e estratégico, envolvendo diferentes decisores em cada fase. Isto permite não só avaliar constantemente os resultados, mas também corrigir qualquer problema em tempo útil e numa lógica de melhoria contínua.

 

De que forma é que a Randstad avalia o sucesso dos seus serviços de outsourcing até ao momento? E até onde pretendem chegar?
Temos uma base de clientes sólida e com uma antiguidade média muito elevada. Avaliamos a satisfação dos nossos clientes periodicamente, estabelecendo planos de acção sempre que existem pontos de melhoria. Além da opinião dos nossos clientes, desafiamos os nossos colaboradores a analisarem o negócio dos clientes, de modo a que consigamos proactivamente trazer oportunidades de melhoria aos nossos clientes.

 

O que tem a Randstad de diferenciador nos seus serviços de outsourcing face à concorrência?
Tiramos partido da nossa experiência e pegada mundial para prestar os serviços mais inovadores e com as melhores práticas de cada sector, utilizando como base a nossa matriz de recursos humanos, que confere uma experiência única aos nossos clientes. Somos especialistas nos processos que recebemos dos nossos clientes e temos como objectivo melhorá-los, conferindo maior eficiência e satisfação dos clientes, assegurando sempre a conformidade com o enquadramento legal aplicável.

 

Que parâmetros definem uma boa parceria entre a Randstad e as empresas que recorrem a este serviço?
A comunicação entre as partes, o alinhamento de objectivos, a partilha de ganhos, a gestão de risco inteligente, as melhores pessoas, a busca contínua pela perfeição, traduzida na atitude de melhoria contínua perante os processos.

 

Do lado dos colaboradores, como acompanham a sua evolução e que mecanismos utilizam para avaliar a sua satisfação ou futura integração?
As pessoas são a vertente central do nosso serviço e têm um lugar no centro, a par dos clientes. Medimos a sua satisfação e compromisso todos os meses, actuando com planos de acção que visam melhorar a sua experiência e capacitação para responderem aos desafios que os clientes e o mercado lhes colocam.

 

No futuro, é possível que as empresas recorram mais a outsourcing por via de novas profissões, ligadas a machine learning e inteligência artificial, onde as competências estão a evoluir muito rapidamente e para as quais os candidatos precisam de skills tão específicas e constantemente actualizadas?
Acreditamos que o recurso ao outsourcing vai acompanhar a evolução da tecnologia e a digitalização das profissões.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Outsourcing” publicado na edição de Abril (n.º 160) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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