10 empregos bem pagos (para pessoas criativas)

A Internet e as revoluções tecnológicas das últimas décadas abriram um novo conjunto de profissões. A pensar nisto, o The Muse elaborou uma lista de 10 empregos bem pagos para pessoas criativas.

Veja quais são:

1. Coach Agile
Um Coach Agile é um profissional de gestão de projectos que ajuda a dimensionar práticas Agile. Habitualmente trabalha com software developers ou engenheiros de produto, para ajudá-los a gerir projectos de longo prazo e trabalhar de forma mais eficaz em grupo.

O coaching requer uma combinação única de competências criativas. Assim, precisa de ser organizado, bom com recursos visuais e de alta inteligência emocional. Este é um óptimo emprego para pessoas que são líderes naturais, mentores e solucionadores de problemas.

 

2. Director de redes sociais
Um director de redes sociais é responsável por desenvolver as estratégias que uma marca usa para alcançar os clientes, através de plataformas de redes sociais. O seu trabalho passa pela supervisão de canais de conteúdo, gestão de equipas, análise de desempenho de esforços passados ​​e actuais e apresentação de dados para demonstrar o sucesso das iniciativas sociais.

Este é um dos melhores empregos para pessoas criativas que possuem uma ampla gama de competências criativas e analíticas. Requer uma forte sensibilidade estética, skills de edição de fotos e vídeos, redacção e, às vezes, até talento diante das câmaras. Além disso, também precisam de ser pensadores estratégicos, capazes de analisar e apresentar dados com a mesma facilidade com que conseguem fazer novos amigos online.

 

3. UX Designer (experiência do utilizador)
Nesta função, define como os clientes se envolvem e interagem com o produto que a sua empresa produz. Isso pode significar coisas muito diferentes para empresas diferentes. Algumas funções de UX Design são mais visuais, envolvendo a criação de protótipos e wireframes, enquanto outras se concentram mais na escrita de textos e conteúdo para aplicações, sites e espaços físicos.

Assim, é necessário ter uma mentalidade de resolução de problemas e um desejo constante de fazer as coisas funcionarem melhor.

 

4. Designer de produto
A função de designer de Produto pode ser aplicada a tudo, desde o design de embalagens, móveis e brinquedos até à criação de novos softwares e produtos digitais. Os designers de Produtos moldam as coisas que usamos diariamente, desde aplicações e sites até ténis e fones de ouvido.

Esta função é adequada para qualquer pessoa com fortes skills de desenho, especialmente se estiver interessado em criar produtos físicos. Também terá de trabalhar com equipas multifuncionais, colaborando com engenheiros, vendedores e profissionais de Marketing, e encontrar soluções criativas.

 

5. Director Criativo
Os directores criativos abrangem alguns campos artísticos diferentes. O trabalho de um director criativo depende da indústria, mas as responsabilidades gerais são moldar a direcção estética e a mensagem de uma marca.

Por exemplo, se trabalhar para uma empresa de moda, a sua função será determinar a aparência visual de tudo, desde as roupas até aos espaços de venda e as plataformas de comércio electrónico. Já se trabalhar numa agência de publicidade irá supervisionar o visual, palavras, sons e qualquer outra coisa que possa aparecer em anúncios para vários clientes diferentes.

 

6. Director de operações
Os directores de Operações são como os CEO da unidade de negócio pela qual são responsáveis. Assim, gerem o pessoal, agendamento, orçamentos e negociações comerciais. Por norma actuam em todas as áreas do negócio, como Recursos Humanos, Gestão, Finanças, Marketing e outras.

Mesmo que não pareça criativo à primeira vista, é um papel que contribui para os pontos fortes dos líderes criativos com um forte senso de negócios. No dia-a-dia terá de resolver problemas, gerir equipas multifuncionais, conduzir reuniões e tomar decisões inteligentes de contratação e desenvolvimento profissional.

 

7. Software developer
Um Software developer escreve código para construir novos softwares, para os actualizar ou adicionar novos recursos ao software existente. Estão constantemente a usar competências criativas, desde a resolução de problemas até à criação de interfaces de utilizador visualmente atraentes.

É uma função que requer fortes skills analíticas, já que muitas vezes começará com um problema ou necessidade do utilizador e depois fará a engenharia reversa de uma solução.

 

8. Redactor sénior
Redacção é uma das funções criativas mais simples que existe e é perfeita para quem adora escrever e criar frases de efeito ou slogans inteligentes. Pode trabalhar para uma agência, onde terá vários clientes, ou como redactor interno numa única empresa.

Nesta função irá escrever sobre tudo, desde textos para o site, legendas do Instagram e o texto que aparece em materiais impressos, tudo com o objectivo de promover a marca para a qual trabalha ou promover os produtos ou serviços que vendem.

 

9. Gestor de Relações Públicas
As relações públicas podem ser um campo lucrativo para pessoas que encontram criatividade na narrativa. Os gestores de Relações Públicas são responsáveis ​​por divulgar e promover uma certa percepção sobre uma empresa, marca, produto ou indivíduo.

Terá de escrever muito – emails, comunicados à imprensa e convites – mas também poderá planear eventos, supervisionar campanhas digitais, trabalhar com influenciadores e muito mais.

 

10. Gestor de formação
Um gestor de formação é responsável por ensinar aos colaboradores as competências necessárias para ter sucesso nas suas funções, o que significa que é outra óptima opção para pessoas com personalidades extrovertidas e fortes hábitos de comunicação.

Estes precisam de ser capazes de pensar por conta própria e entender como ensinar o básico de uma ampla variedade de funções de trabalho.

Ler Mais