25 milhões de pessoas (sim, leu bem) têm medo de reservar as suas férias de sonho. Veja os motivos
Um estudo recente revela que 25 milhões de pessoas têm receio de reservar as suas férias de sonho. O medo de interrupções de viagem e custos ocultos são os principais factores que as impedem. Os viajantes estão cada vez mais preocupados com despesas inesperadas e itinerários complicados.
A consultora de viagens da Truely eSIM, Alexandra Bowman, diz: «Entender e mitigar esses medos pode ajudar os viajantes a planejar com confiança as férias dos seus sonhos.»
Uma pesquisa recente revelou os vários factores que levam as pessoas a considerar antes de finalizarem as suas tão desejadas férias, incluindo a existência de alguns medos preexistentes, bem como o processo avassalador de planejar férias.
Entre as principais conclusões do estudo destacam-se cinco factores:
- Preocupações com a segurança: Por mais alarmante que pareça, a preocupação mais bem classificada é a possibilidade de se deparar com cenários de risco durante a viagem. Vários turistas sentem preocupação relativamente a problemas de saúde ou contrair doenças ao visitar outros países, especialmente aqueles considerados países subdesenvolvidos, e também estão preocupados com a criminalidade.
- Planeamento complexo: Vai além de apenas providenciar a passagem aérea, ou mesmo alugar uma casa, ou garantir um hotel. Inclui vistos, seguro de viagem, entre outras pequenas questões que podem ser muito cansativas para a maioria das pessoas.
- Diferenças culturais: A transição transcultural é entendida como a predisposição das pessoas à cultura que pode causar timidez. Infelizmente, o medo de ofender os moradores locais em sociedades desconhecidas pode reduzir muito a interacção.
- Medo de voar: Um medo presente em grande parte da população é a aerofobia ou o medo de voar. Esse medo pode ser um factor importante que reduz a capacidade de as pessoas viajarem e explorarem novos destinos.
- Preocupações financeiras: Mesmo quando existe dinheiro suficiente para pagar o turismo, a ideia de várias despesas imprevisíveis estando longe de casa pode tornar-se uma fonte de grande stress para potenciais turistas.
«Entender o que impede as pessoas de abraçar as alegrias da viagem é o primeiro passo para ajudá-las a superar essas barreiras», explica Alexandra Bowman, consultora de viagens da Truely eSIM e deixa conselhos práticos para viajantes hesitantes.
- Comece por viagens curtas: Explore destinos próximos. Viagens mais curtas podem ajudar a construir confiança e reduzir a ansiedade de viagem.
- Pesquise com cuidado: Obter conhecimento profundo sobre o seu destino pode aliviar medos relacionados à segurança e mal-entendidos culturais.
- Use a tecnologia: Ferramentas como o Google Maps, aplicativos de tradução e cartões SIM globais podem fornecer uma rede de segurança mantendo os viajantes conectados e informados.
- Procure ajuda profissional: É aconselhável procurar ajuda de um terapeuta, especialmente quando o grau de ansiedade em viagens é muito alto. Também é aconselhável viajar em grupos, na companhia de especialistas em viagens.
Conselhos para gerir a ansiedade:
- Tenha sempre um plano, mas não seja rígido com ele.
- Use as redes sociais para interagir com as pessoas do local antes de viajar para tirar dúvidas e fazer amizades.
- Aprenda as leis e regulamentos do país que vai visitar para estar preparado para lidar com o pior.
- Escolha uma apólice de seguro de viagem mais abrangente, pois cobrirá mais tipos de problemas.