Entrevista a Michael Valdes, da eXp Global: «O facto de não termos escritórios físicos faz com que estejamos permanentemente em processo de recrutamento»
A pandemia Covid-19 trouxe a implementação de novos modelos de trabalho. Simultaneamente, veio ajudar as empresas que já eram disruptivas na sua forma de trabalhar, a crescerem mais e de uma forma mais consistente. Foi o caso da eXp Global, como explicou em entrevista à Human Resources o seu presidente, Michael Valdes.
Por Sandra M. Pinto
A eXp Realty segue um modelo de negócio inovador que permite a gestão de mais de 80 mil agentes, distribuídos por 21 países, «tudo num mundo virtual, pois não temos escritórios físicos», revela o responsável.
Quando nasceu a eXp Realty?
A eXp Realty surgiu em 2009 com uma visão muito diferente daquilo que existia no mercado. Surgiu pelas mãos de Glenn Sanford, com uma operação 100% virtual e com o objectivo de oferecer o melhor ambiente de trabalho e condições remuneratórias acima da média do mercado. A eXp é uma mediadora global com um forte posicionamento local. Ou seja, os valores da empresa são globais, mas como existe uma gestão local que permite uma adaptação às necessidades e especificidades de cada mercado.
Em que pilares assenta a vossa actividade?
A nossa actividade assenta em 9 pilares fundamentais que se interligam. Comunidade, somos uma empresa única que trabalha para um objectivo comum, pelo que trabalhar em comunidade é uma das chaves do nosso sucesso diário. Serviço, este ponto é fundamental para que o cliente volte, para que o colaborador permaneça e para que os negócios continuem a acontecer. Sustentabilidade, somos uma empresa 100% digital pelo que evitamos muitos gastos desnecessários, deslocações diárias e poupamos recursos naturais e materiais. Colaboração, porque juntos somos mais fortes. Transparência e integridade, interna e externa porque só assim conseguimos a confiança do mercado, dos nossos clientes e dos nossos colaboradores. Inovação, esta é a base do nosso negócio. Somos uma empresa 100% digital e disruptiva desde a nossa origem. Agilidade, é uma característica necessária em todas as actividades e, no caso do sector imobiliário faz ainda mais sentido porque temos que nos ajustar às necessidades e disponibilidade dos nossos clientes. E por último, mas não menos importante, a diversão. Por tudo quanto somos no mínimo que fazemos e desfrutarmos daquilo que fazemos, porque assim tudo se torna mais fácil.
Em que mercados actuam?
A eXp está actualmente em 21 mercados. Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, África do Sul, México, Índia, Portugal, França, Porto Rico, Brasil, Itália, Hong Kong, Colômbia, Espanha, Israel, Panamá, Alemanha, República Dominicana, Grécia e Nova Zelândia.
Qual a importância do mercado português na vossa actividade?
A eXp iniciou o seu processo de internacionalização há sensivelmente três anos e Portugal foi o 2.º país da Europa a ser escolhido para esta expansão, logo depois do Reino Unido. Esta foi uma escolha muito consciente porque apesar de ser um país pequeno, tem um mercado imobiliário muito dinâmico, muito competitivo e é uma das principais escolhas para os investidores estrangeiros. Pessoas que procuram bons negócios, quer seja para viver, quer seja apenas para investimento. Portugal reúne ainda todas as características que são valorizados ao nível da segurança, das condições sociais, vantagens fiscais, gastronomia, clima, com 300 dias de sol ao ano, a simpatia da população, entre tantas outras que valorizam ainda mais os negócios imobiliários.
De que forma viveram a pandemia e como ultrapassaram os desafios?
A eXp entrou em Portugal em plena pandemia e o facto do nosso negócio assentar num modelo 100% digital fez com que não tivéssemos que alterar em nada a nossa forma de estar e de trabalhar. Esta foi a nossa principal vantagem durante este período. O nosso mundo virtual não teve que fechar as portas, os nossos colaboradores mantiveram as rotinas como fazem desde a nossa origem e já tínhamos todas as ferramentas necessárias para o cumprimento do nosso trabalho online porque é assim que trabalhamos desde 2009.
Nestes últimos dois anos, a eXp duplicou o número de países onde opera e duplicou a rede de agentes, pelo que posso afirmar que a pandemia não teve qualquer impacto negativo no nosso negócio.
Quantos colaboradores têm?
A nível mundial já somos mais e 82 mil agentes e em Portugal temos vindo a crescer de forma consistente. Em pouco mais de um ano de actividade, já somos cerca de 220 agentes.
Qual a idade média? E a percentagem de mulheres?
Dispomos de uma equipa muito vasta, que abrange todas as idades e acredito que existe um bom equilíbrio entre homens e mulheres.
Sendo uma empresa 100% digital, em que valores assenta a vossa política de recursos humanos?
Temos uma política de Recursos Humanos muito própria porque sabemos que o nosso modelo de negócio, à primeira vista, não é facilmente aceite por todos, principalmente em mercados com uma cultura de escritório muito enraizada. Principalmente em mercados com essas características, e pré pandemia, existia alguma desconfiança, mas os resultados falam por si e facilmente, o sector em geral, e os agentes em particular reconhecem as vantagens e valorizam este modelo.
Sabemos que os colaboradores gostam de ser reconhecidos e valorizados pelo trabalho que desempenham, por isso remuneramos acima da média de mercado e damos total independência e responsabilidade aos nossos colaboradores. Para se trabalhar na eXp é necessária disciplina, é fundamental ter um sentido de responsabilidade apurado, saber trabalhar em equipa e confiar na rede de apoio. Nem todas as pessoas têm as características necessárias para trabalhar num formato 100% virtual, num mundo onde cada agente tem o seu avatar através do qual comunicam, aprendem, interagem e fazem negócios.
De que forma realizam os vossos processos de recrutamento?
Na eXp estamos permanentemente em processo de recrutamento. O facto de não existirem escritórios físicos não nos limita em termos de espaço ou localização. No caso português, por exemplo, temos agentes de norte a sul do país e ilhas, desde o início da actividade.
Como é um modelo de negócio ainda estranho para alguns, fazemos muitas acções no terreno com Roadshows onde explicamos presencialmente a nossa forma de estar e trabalhar, apresentamos casos práticos e, normalmente, somos bem sucedidos porque os resultados falam por si. É exactamente para uma acção no terreno, e para falar directamente para potenciais agentes que eu e outros representantes da eXp Realty fizemos uma Tour pela Europa, entre 23 e 28 de maio, onde falámos diretamente com todos os interessados na nossa empresa. Acreditamos verdadeiramente que quem nos conhece fica rendido à nossa forma de estar e trabalhar e aprecia as vantagens que oferecemos aos nossos agentes.
A par destas acções no terreno, cada líder de mercado está sempre disponível para reuniões online. Basta entrar em contacto com cada um.
Que dificuldades encontram por ser uma organização 100% digital?
Muitos estranham e desconfiam do nosso formato 100% digital. Alguns mercados têm uma cultura de escritório muito forte, e aí é mais difícil apresentarmo-nos com um escritório virtual, com avatares e dizer que estamos a trabalhar em vez de ser um jogo. Mas diria que essas dificuldades são rapidamente ultrapassadas assim que nos conhecem ou experimentam na prática como se trabalha na eXp e veem os resultados. Por algum motivo somos a imobiliária que mais cresce a nível mundial.
Pode precisamente esse facto ser uma mais-valia na altura de contratar?
Sem dúvida, por todas as razões que já apontei e não só. O facto de sermos 100% digitais permite-nos não ter gastos desnecessários com estruturas pesadas e, assim, remunerar acima da média os nossos agentes. E ainda, o facto de cada um ter autonomia total para gerir o seu tempo permite um real equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Um factor cada vez mais valorizados pelos colaboradores.
Do ponto de vista profissional, todos os agentes estão disponíveis no mundo virtual à distância de um clique. É uma network muito forte e que oferece diversas vantagens aos nossos colaboradores.
Qual é o vosso método de trabalho?
A única diferença é que não temos que nos deslocar para um espaço físico para trabalhar e não perdemos tempo em deslocações desnecessárias. Podemos fazê-lo comodamente a partir da nossa casa, ou qualquer outro sítio onde estejamos, desde que tenhamos acesso à internet. O facto de cada agente ter o seu avatar também é um factor diferenciador. Temos reuniões, formações, trocamos e-mails, fazemos telefonemas, fazemos pesquisas de mercado e encontramo-nos com os clientes sempre que necessário, mas só não fazemos do contacto físico o nosso formato preferencial.
Que políticas de benefícios têm implementadas para atrair e depois reter o melhor talento?
Contrariamente às mediadoras tradicionais, na eXp todos os consultores recebem incentivos financeiros para fazer crescer a rede. Na eXp remuneramos os nossos agentes acima da média de mercado, com comissões para o consultor de 75%, que passam a 100% assim que o agente atinge o limite anual de 25.000€ em comissões para a eXp.
Existem ainda formas complementares de rendimento como o sistema de revenue share, via a rede de consultores que cada um atraia para a eXp e a oferta de ações da eXp logo após a primeira transação.
De que forma olham para o futuro?
Com muita confiança, e a terrível pandemia veio comprovar que o formato digital funciona e que veio para ficar.
Diria que a eXp Realty é uma boa empresa para trabalhar?
Sem dúvida. E não sou eu apenas que o digo, esta é a opinião generalizada dos nossos colaboradores que nos elegem desde 2018 como melhor empresa para trabalhar, pelo site Glassdoor. Este título é um reconhecimento direto dos nossos colaboradores pelo que acreditamos que estamos no bom caminho.