3500 euros para ele, 500 para ela. As mulheres ganham (muito) menos nesta empresa

A jornalista Samira Ahmed colocou uma acção judicial contra a “BBC”, canal televisivo britânico. A «veterana» do jornalismo foi para a justiça denunciar as diferenças salariais entre homens e mulheres naquela empresa. 

 

De acordo com o jornal espanhol “El País”, Samira Ahmed ganha 500 euros, enquanto o também jornalista Jeremy Vine cobra 3500 por cada programa na mesma «casa».

«Não entendo porque é que a BBC acha que o meu trabalho vale um sexto do que um homem faz de forma idêntica a mim. No verso do meu cartão estão escritos os valores defendidos pelo canal e, entre outros, aludem ao respeito e à celebração da diversidade», disse Ahmed em tribunal, que exige agora uma indemnização no valor de 800 mil euros.

Entretanto, a “BBC” já veio reagir, argumentando que existem grandes diferenças entre programas de informação e de entretenimento, algo que se reflecte tanto na programação como nas audiências. O primeiro, explica, exige jornalistas treinados para o seu trabalho, como Samira Ahmed; enquanto o perfil do apresentador é mais importante do que o conteúdo, como Jeremy Vine.

Aludindo a um estudo de 2017, recordou ainda que 71% dos inquiridos sabiam quem era Vine, ao contrário de Ahmed (29%).

Ainda de acordo com os últimos dados da “BBC”, relativos à tabela salarial, o canal reduziu a diferença de rendimentos entre géneros para 6,7, face aos 10,7% registados em 2017. Entre 2700 jornalistas, o director-geral do canal, Tony Hall, reafirmou que «a diferença salarial mal chega a 1%».

Ler Mais