4 em cada 10 empresas vão desaparecer nos próximos cinco anos devido à transformação digital

Segundo o relatório do Centro Global para a Transformação Digital dos Negócios, apenas 25% das organizações encaram a digitalização de forma proactiva.

O estudo, intitulado Digital Vortex: How Digital Disruption is Redefining Industries, revela que, nos próximos cinco anos, a transformação digital fará desaparecer do mercado cerca de 40% das actuais empresas em cada um dos 12 sectores analisados. Apesar disso, 45% das companhias consultadas não consideram que a transformação digital deva captar a atenção dos organismos directivos.

A transformação digital tem o potencial de remodelar o mercado empresarial com maior rapidez que qualquer outra força conhecida na história. Esta é a principal conclusão do relatório apresentado pelo Centro Global para a Transformação Digital dos Negócios (DBT Center), uma iniciativa conjunta da Cisco e do International Institute of Management Development (IMD) de Lausanne, na Suiça.

Realizado na Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, este estudo, que inquiriu 941 líderes de negócio de 12 sectores e 13 países, mostra que apesar da maioria dos executivos considerar a digitalização algo positivo para os negócios e para a sociedade, apenas um em cada quatro define a sua abordagem à transformação digital como “proactiva”.

Outros resultados deste estudo:

  • 75% dos consultados acreditam que a transformação digital é uma forma de progresso, 72% afirmam que optimiza o valor para os clientes, ao passo que 66% consideram ter benefício para as pessoas.
  • 43% dos inquiridos reconhecem o risco de disrupção digital ou não o mediu.
  • Entre os 12 sectores analisados, o de Produtos e Serviços de Tecnologia é aquele que tem maior potencial de mudança nos próximos cinco anos.
  • Os sectores que geralmente se apoiam na análise de dados e nas redes tecnológicas para trocar estes dados de forma digital são os primeiros a apresentar potencial disruptivo, incluindo Media e Entretenimento, Telecomunicações, Serviços Financeiros e Retalho.
  • Em geral, os directores das actuais empresas dos 12 sectores esperam uma mudança substancial como consequência da transformação digital nos próximos cinco anos, incluindo movimentos na quota de mercado.
  • Quase um terço das organizações inquiridas adoptaram uma postura observadora, para mais tarde imitar a concorrência que teve sucesso.