Talenter™: «As novas gerações têm uma percepção do trabalho muito diferente»

O trabalho temporário é um instrumento cada vez mais importante num contexto em que as novas gerações procuram experiências profissionais diversas.

 

A imprevisibilidade da economia e as alterações sociais baseadas nas novas gerações, que já não procuram um emprego para a vida, mas uma multiplicidade de experiências, faz com que o trabalho temporário tenha cada vez mais importância como ferramenta de auxílio na gestão e instrumento importante para a inserção e procura activa de trabalho. Em entrevista à Human Resources Portugal, Ricardo Pires, CEO da Talenter™, comenta os contornos do mercado do trabalho temporário.

 

De que forma é que a Talenter™ faz a selecção de candidatos de forma a garantir o match entre a necessidade temporária do cliente e o candidato?
Por sermos uma empresa já com 25 anos de actividade, temos uma base de dados extensa e bastante diversificada que nos permite ter todos os perfis disponíveis para qualquer cliente. Durante o ano de 2023 implementámos um novo software que já utiliza a inteligência artificial (IA) como base de auxílio na triagem dos melhores candidatos para cada necessidade.

Isso tem beneficiado bastante quem nos procura, pois não só estamos a entregar candidatos na quantidade que são necessários, e com isso a permitir escolha aos nossos parceiros, como e principalmente, estamos a conseguir entregar os candidatos com melhores qualificações, o que permite que haja uma redução significativa do tempo decorrido num processo de recrutamento e selecção.

 

Quais são as oportunidades ou os benefícios específicos que o trabalho temporário oferece às empresas clientes e aos próprios trabalhadores?
Para quem nos procura, temos uma oferta variada de experiências profissionais às quais os candidatos podem concorrer, permitindo-lhes durante um período curto/ médio de tempo analisarem as funções que mais se adequam ao seu perfil, e optarem por aquela em que melhor se sentiram ou se identificaram. Nos casos de alinhamento total entre os colaboradores e clientes, a situação do colaborador acaba por alterar- se, passando na grande maioria das situações para um vínculo directo com a empresa cliente. Esse deve ser o propósito do trabalho temporário: proporcionar as melhores experiências a candidatos e clientes de modo a fazer o match perfeito que permita a ambos uma estabilidade mais duradoura, se assim o desejarem.

 

Quais as necessidades detectadas entre os clientes da Talenter™ que os levam a recorrer ao trabalho temporário? As necessidades prendem-se com a escassez de mão-de-obra qualificada, que tem sido provavelmente o maior entrave ao crescimento económico dos últimos anos, mas também à necessidade que as empresas têm de processos de Recrutamento que sejam céleres e eficazes, evitando ter equipas de RH internas muito densas e com custos fixos muito elevados. A outra necessidade é uma efectiva flexibilidade que lhes permita gerir as constantes imprevisibilidades e oscilações dos mercados.

 

Com uma carteira de clientes superior a 800 empresas, como tem sido a abordagem da Talenter™ na gestão de talentos temporários para os seus clientes?
Tentamos ter uma cultura de proximidade com todos os nossos colaboradores, através de interacções semanais nos nossos clientes e promovendo a Talenter™ como empresa que cuida e tem em atenção a vida dos seus colaboradores para além da sua actividade profissional. Dentro deste âmbito, e como exemplo, durante o ano de 2024 estaremos a promover o dia do colaborador Talenter™ nas nossas delegações, premiando aqueles que connosco colaboram há mais tempo e/ou se destacam no desempenho das suas funções.

 

Quais as áreas ou segmentos de empresas clientes que recorrem mais ao recurso do trabalho temporário?
A Talenter™ trabalha em cinco sectores de actividade e em qualquer deles existem inúmeras empresas que recorrem ao trabalho temporário. Os projectos de duração limitada no tempo são, nos dias de hoje, a regra e não a excepção, o que faz com que o recurso ao trabalho temporário seja também ele mais assíduo e normal. Vejamos: qual é a obra que dura para sempre? Ou qual o evento que dura para sempre? Ou qual é campanha de promoções que dura para sempre? Em qualquer sector de actividade, a incerteza, a mudança e a transformação contínua são uma realidade que não pode ser dissociada da necessidade de recurso ao trabalho temporário. Além disso, o trabalho temporário é cada vez mais percepcionado como modelo de Gestão que garante não só um recrutamento de qualidade, mas também o total respeito pelos direitos dos trabalhadores, evitando situações de recibos verdes que tendem a trazer problemas e complicações a médio prazo.

 

Quais os desafios da Talenter™ ao tentar garantir a satisfação tanto dos clientes como dos talentos temporários? Sob o ponto de vista dos clientes, tentamos que os candidatos sejam o mais enquadrados possível com os perfis pretendidos, de forma a minimizar o turnover e a consequente perda de tempo. Quando o candidato se converte em colaborador, a função da Talenter™ passa pelo acompanhamento constante do mesmo, solicitando feedback ao cliente do seu desempenho. Quanto mais informação tivermos acerca do colaborador e do cliente, mais próximos estamos de salvaguardar a sua satisfação.

 

Do lado dos trabalhadores, principalmente para as novas gerações, de que forma olham para o trabalho temporário, tendo em conta que sabem que o vínculo é mais frágil?
As novas gerações têm uma percepção do trabalho muito diferente daquela que nós ou os nossos pais e avós tinham. Hoje o trabalho tem de ser algo que valorize, que preencha, que tenha um propósito, e não apenas um veículo de pagamento de contas ao final do mês. Neste sentido, as novas gerações têm necessidade de experimentar novas áreas, novos trabalhos e novos projectos, e isso pode facilmente ser encontrado numa empresa de trabalho temporário.

 

Como é que os trabalhadores temporários olham para a componente de desenvolvimento profissional, tendo em conta que estão com um período de trabalho previamente estabelecido?
A formação profissional é obrigatória, mesmo em contexto de trabalho temporário. Na Talenter™, para além daquilo que é proporcionado aos colaboradores por parte dos clientes, promovemos também a formação prévia dos candidatos. Temos cinco academias activas, e em todas elas formamos e qualificamos novos talentos, mesmo antes dos colaboradores entrarem no mercado de trabalho.

 

Quais as tendências ou mudanças no mercado de trabalho que podem afectar o sector do trabalho temporário? Tudo o que seja radicalização das leis do código de trabalho trará consequências para o trabalho temporário e para a economia. Se por um lado o excessivo proteccionismo poderia transformar o trabalho temporário numa ferramenta dispendiosa e com isso retirar flexibilidade à contratação, por outro lado a excessiva liberalização do mercado de trabalho poderia torná-lo menos necessário.

 

O trabalho temporário faz mais sentido para um mercado cada vez mais orientado para pessoas que queiram um trabalho por objectivos e em vários projectos, em vez do tradicional “trabalho de uma vida”?
É sobre esse prisma que o trabalho temporário pode continuar a ser uma boa solução para candidatos e clientes. Tudo o que sejam soluções mais flexíveis, com mais oportunidades e diferentes experiências, estará mais próximo das novas gerações, das suas causas e propósitos de vida.

 

Quais os conselhos que a Talenter™ dá aos trabalhadores temporários para que estes maximizem as suas oportunidades de emprego posterior e crescimento profissional?
Tentem encontrar uma organização que valorize os mesmos princípios de vida e equilíbrio profissional, que os desafie permanentemente, mas que respeite o seu espaço e a sua vida pessoal. Depois, sejam honestos, ambiciosos e tenham carácter. Aprendam algo que gostem e que os motive, sejam humildes e pacientes. O tempo encarregar-se-á de valorizar quem verdadeiramente merece.

 

Esta entrevista faz parte do Caderno Especial “Trabalho Temporário” publicado na edição de Março (n.º 159) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais