40 empresas assinaram o Código de Boas Práticas
Quarenta organizações assinaram a adesão ao Código de Boas Práticas Comerciais na Cadeia Agroalimentar, numa cerimónia que decorreu esta semana no Ministério da Economia, em Lisboa.
O Código de Boas Práticas Comerciais tem como objectivo a melhoria do relacionamento comercial entre agentes económicos, assegurando que a resolução de litígios seja abordada de forma transparente, beneficiando todos os integrantes da Cadeia de Abastecimento Agroalimentar e, também, os consumidores.
Este projecto resulta de um compromisso entre seis grupos de interesses a nível nacional, representativos de todos os elos da cadeia agroalimentar. São eles, a CIP — Confederação Empresarial de Portugal, a APED– Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, a CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, a CNA – Confederação Nacional de Agricultura e a CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal.
A cerimónia contou com a presença dos ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.
Participaram também o presidente da CIP, António Saraiva, e o coordenador da governação do Código de Boas Práticas Comerciais na Cadeia Agroalimentar, Nuno Fernandes Thomaz.