54% dos empresários estão insatisfeitos com a remuneração que recebem
Mais de metade dos empresários considera que o investimento, esforço e dedicação que têm não é devidamente remunerado. Esta é uma das conclusões do mais recente estudo desenvolvido pela ActionCOACH.
Os resultados revelam, contudo, que a remuneração parece não influenciar directamente a felicidade dos gestores, já que cerca de três em quatro (76%) afirmam sentir-se mais felizes desde que têm a empresa sob o seu comando. A amostra do estudo foi composta por micro e pequenas empresas.
Outro dado importante que o estudo nos mostra é a aposta central das empresas auscultadas. 75% das organizações afirmam ter a maioria ou mesmo todos os processos informatizados. O Marketing assume um carácter digital em 55% dos casos.
A nível estratégico, contudo, os dados referem que apenas 28% das empresas analisadas não possuem plano de gestão, a mesma percentagem de organizações que o actualiza uma vez por ano.
As conclusões indicam, igualmente, que 49% dos empresários investem menos de um por cento da facturação em estratégias de Marketing e que mais de metade não possui, ainda, uma equipa responsável pelas Vendas. Complementarmente, 66% dos inquiridos admitem não utilizar sistemas de relatórios para controlo de actividade e 64% não recorrem a indicadores-chave de desempenho.
Relativamente à estratégia de internacionalização, os dados demonstram que 56% das empresas analisadas não exportam e que 23% exportam apenas até 10% da produção. Uma das maiores dificuldades, segundo 58% dos gestores, é a contratação. 55% ainda não oferece qualquer tipo de formação e 12% apenas o faz uma vez por ano.