76% das empresas em Portugal não utilizam a analítica nos processos de manutenção

Apesar dos maiores investimentos tecnológicos, o conhecimento analítico continua a ser pouco utilizado ou inexistente na gestão da manutenção de muitas organizações, revela estudo da PSE.

A pesquisa, que envolveu 97 empresas de 12 sectores de actividade distintos, mostra que 61% das empresas não dispõe de recursos com conhecimentos e experiência analítica, 43% não têm acesso a dados operacionais e a grande maioria (76%) não desenvolve internamente iniciativas analíticas regulares, estruturadas e formais.

O inquérito da PSE (Produtos e Serviços de Estatística), feito a 81 administradores e directores dos maiores grupos industriais em Portugal, revela ainda que apenas 4% dos profissionais são experts na recolha e análise de informação e que 39% tomam decisões com base em dados e análises. Por outro lado, 35% dos gestores admitem já estar sensibilizados para a necessidade de adoptar uma estratégia analítica, sendo que 22% possui uma análise de informação pouco desenvolvida ou inexistente.

Apesar de ainda se encontrar numa fase elementar em muitas empresas, o reconhecimento da importância da análise de dados para uma manutenção inteligente é indicado por 77% dos inquiridos, ou seja, praticamente transversal a todas as organizações. 65% dos profissionais acredita que as decisões devem ser fundamentadas em dados e informação e 48% têm como próximas prioridades definir objectivos e uma performance orientada pela análise.