76% das empresas portuguesas prevêem contratar em 2016

Flávia Brito
17 de Dezembro 2015 | 11:31
76% das empresas portuguesas prevêem contratar em 2016

As principais áreas de recrutamento serão as de Produção, Vendas e Engenharia, revela estudo “Workforce+Pay 2016”, lançado pela Korn Ferry.

Escolha a Human Resources como fonte preferida no Google Escolher ›

Esta investigação da consultora global em Gestão Organizacional e de Pessoas, revela as práticas retributivas realizadas em 2015, as estimativas de contratações e antecipações de aumentos salariais nas empresas privadas para o próximo ano. Em Portugal, o estudo incidiu sobre mais de 87 mil colaboradores, em 234 organizações de 11 sectores de actividade.

«Com o crescimento das exportações e um aumento da procura, as empresas procuram reforçar os seus quadros com colaboradores que assegurem as áreas produtivas», explica Miguel Albuquerque, head of Productized Services do Hay Group.

Continue a ler após a publicidade

No momento de irem às universidades recrutar novos talentos para os quadros, as organizações nacionais preparam-se cada vez melhor para o acolhimento dos futuros líderes. 69% das mesmas afirmam ter um programa de Trainees formal para os recém-graduados.

Em termos salariais, os colaboradores portugueses prevêem, para 2016, aumentos a rondar os 1,33%, valor ligeiramente abaixo do apontado no ano transacto, de 1,5%. Durante 2015, 78% das empresas do País efectuaram ajustes salariais na ordem dos 1,78%, e 73% planeiam fazê-lo no próximo ano. Já os pacotes retributivos continuam a privilegiar uma componente variável, sendo que 94% das organizações analisadas atribuem retribuição variável aos seus colaboradores.

Outros resultados do estudo “Workforce+Pay 2016”:

Continue a ler após a publicidade
  • 76,3% das empresas em todo o mundo revelaram querer contratar em 2016 novos colaboradores para os seus quadros. 38,6% das organizações prevêem recrutar entre 4 a 9 profissionais, sendo que 28,1% apontam para mais 25 colaboradores – neste último caso, nos sectores Serviços e Distribuição e Retalho e, em particular, para as áreas de Vendas.
  • De acordo com a base de dados salariais do Hay Group, uma empresa do Grupo Korn Ferry, a nível global, os profissionais esperam um aumento de 2,5% nos salários – o maior aumento desde há três anos.
  • Apesar da retracção económica, os colaboradores na Ásia terão o maior aumento salarial no mundo, com a China em destaque.
Partilhar


Mais Notícias