93% dos recrutadores afirmam que as soft skills são essenciais na decisão de contratar. E identificam as oito mais requisitadas

Ao candidatar-se a uma vaga de emprego, há várias maneiras de optimizar o seu cv. Pode analisar a lista de requisitos e prioridades do empregador e realçar essas valências no seu currículo, por exemplo. Mas há um grupo de competências que os peritos consideram fundamental incluir e essas são as soft skills. A ZipRecruiter compilou as oito mais requisitadas.

 

Para 93% dos empregadores «as soft skills desempenham um papel crítico na decisão sobre quem contratar», revelou Ian Siegel, cofundador e CEO da ZipRecruiter, num relatório recente da empresa sobre o mercado laboral.

As soft skills incluem uma série de “capacidades”. «No geral, diria que a comunicação está actualmente no topo considerando o modelo de trabalho híbrido», afirma Kristin Kelley, chief Marketing officer da CareerBuilder.

 

A ZipRecruiter compilou as oito soft skills mais requisitadas na sua plataforma, incluindo o número de vagas em que aparece como requisito.

  1. Comunicação (listada como requisito em 6.1 milhões de vagas)
  2. Atendimento ao cliente (requisito em 5.5 milhões de vagas)
  3. Planeamento (requisito em 5 milhões de vagas)
  4. Gestão de tempo (requisito em 3.6 milhões de vagas)
  5. Gestão de projectos (requisito em 2.8 milhões de vagas)
  6. Pensamento analítico (requisito em 2.7 milhões)
  7. Autonomia de trabalho (requisito em 2 milhões de vagas)
  8. Flexibilidade (requisito em 1.3 milhões de vagas)

No que toca à comunicação, tal como Kristin Kelley referiu, resulta dos novos modelos de trabalho híbrido e remoto que assentam maioritariamente nas tecnologias. E dá como exemplo a forma como respondemos a um email. Resulta também das recentes iniciativas das empresas no âmbito da igualdade, diversidade e inclusão. «Para trabalhar num ambiente diverso e inclusivo, é necessário saber comunicar eficazmente com todo o tipo de pessoas», declara Georgene Huang, cofundador e CEO da Fairygodboss.

No que diz respeito ao planeamento e gestão de tempo, «independentemente do cargo que ocupar, se não consegue organizar e gerir o seu tempo», não será eficiente, considera a CMO da CareerBuilder.

Por fim, no que concerne a flexibilidade, «as pessoas têm de ser capazes de virar à esquerda e à direita num segundo, reunir por Zoom, responder às mensagens instantâneas que entram», explica Kelley. O multitasking e a capacidade de interromper algo para começar outra tarefa aumentaram com a pandemia e com o facto de muitas pessoas continuarem a trabalhar a partir de casa.

Inclua as suas soft skills, dando exemplos concretos de como as usou, na parte introdutória do seu cv ou integrada na parte da descrição de empregos.

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