O que é necessário para trabalhar no estrangeiro
Com os números do desemprego a subir, há cada vez mais pessoas a optar pela emigração para desenvolver a sua carreira profissional. No entanto, há passos que importa não esquecer, segundo o Diário Económico.
Em primeiro lugar há que ajustar as competências ao mercado para onde pretende emigrar. Não basta sair do país para encontrar trabalho, há que saber seleccionar. Depois, importa começar a fazer um trabalho de preparação, que envolve passos como fazer contactos, ficar a conhecer as maiores empresas e sites de recrutamento, headhunters, etc.
Em terceiro lugar, a partida deve ser preparada através do networking com pessoas que já estejam integradas na cidade para onde pretende partir. As redes sociais como o LinkedIn ou mesmo o Facebook podem ser uma ajuda.
E, antes de embarcar para viagem, candidate-se através dos sites de recrutamento e de empresas que entretanto recolheu, responda a anúncios de trabalho. E o ideal é que aprenda, pelo menos, as noções básicas da língua do país que o vai acolher e tenha tempo para uma visita preparatória de dois ou três dias.