Microsoft estreia novo modelo de trabalho
A Microsoft inaugurou hoje a nova sede em Portugal: a Microsoft Lisbon Experience. A par da nova localização, no Parque das Nações, o investimento de quase 20 milhões de euros traduz-se também num novo conceito de trabalho: “New World of Work”.
O “New World of Work” assenta em três pilares: pessoas, tecnologia e local de trabalho. O objectivo passa por “permitir uma interaccção inovadora das pessoas no tempo e no espaço, alavancada pela tecnologia, que vai aumentar os níveis de produtividade e permitirá atingir níveis impares de motivação”, referiu Cláudia Goya, directora-geral da Microsoft Portugal.
A maioria dos trabalhadores (mais de 90%) não tem lugares pré-designados e usam exclusivamente tecnologias moveis, como o computador portátil, o telemóvel ou o tablet com acesso wireless à internet. Assim, a mobilidade dentro das áreas de trabalho e as zonas informais é total.
As ferramentas de produtividade e colaboração que suportam a organização assentam em tecnologia cloud e baseiam-se em sistemas de comunicação por voz, dados e vídeo, suportados na web e acessíveis via browser. Isso mesmo é possível ver pelos diferentes espaços de lazer e salas de reunião com acesso a todas as tecnologias descritas.
A tecnologia permite também a redução do uso de papel, tornando o trabalho na Microsoft mais verde e ecológico – à semelhança do edifico com certificação energética. A tecnologia aproxima também as pessoas e meios que estão geograficamente distantes, permitindo poupar custos e gerir o tempo de trabalho de forma mais eficaz.
A inauguração contou com a presença do presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que sublinhou que este investimento se trata “da renovação do compromisso da empresa com Portugal”.
O novo edifício conta com 6369 metros quadrados e reúne cerca de 445 colaboradores.