Empreendedoras portuguesas vencem na Suíça
Pela primeira vez, o prémio Accenture EWB Collaboration Award, no concurso Ja-ye Europe Trade 2012. foi ganho por portugueses. O evento decorreu em Zurique, na Suíça, no fim de Março.
Com o produto spread-eat, que consiste num recipiente onde é possível colocar dois tipos de recheios e levá-los para onde se quiser, a empresa Expand-it, criada por cinco alunas do Colégio Luso-Internacional de Braga (CLIB) foi distinguida pelos jurados no país helvético.
“As nossas alunas empenharam-se e envolveram-se muito neste projecto que assentou no desenvolvimento de uma embalagem que dispensa o uso de uma faca para espalhar o recheio no pão, nas torradas, nos biscoitos ou até mesmo na fruta! Um produto muito prático para o dia-a-dia, especialmente para as crianças”, refere Helena Pina Vaz, directora do Colégio Luso-Internacional de Braga.
Este prémio é atribuído, anualmente, a uma pequena empresa que se distinga pelo seu desempenho, pela interligação e colaboração junto de outras pequenas empresas em todo mundo, através do desenvolvimento de parcerias que permitem inovadoras ligações comerciais além-fronteiras.
As alunas do CLIB que viajaram até Zurique tiveram oportunidade de se familiarizarem com o dia-a-dia de diversas multinacionais, bem como esclarecer as dúvidas junto dos quadros superiores de gestão das mesmas.
“No primeiro dia foi-lhes proporcionado o contacto com empresas como a UBS, City Bank, Microsoft e Accenture, e nos dias seguintes a Expand-it esteve em exposição na famosa estação de comboios de Zurique, onde decorreu a feira”, explica a mesma fonte.
Recorde-se que as alunas foram seleccionadas em Lisboa, no dia 16 de Março, na Feira Nacional que contou com mais de 160 mini-empresas a concurso, bem como receberam o prémio EWB (Empresa Sem Fronteiras), uma vez que provaram ser a empresa portuguesa que conseguiu estabelecer as parcerias e ligações mais estratégicas com outras empresa nacionais e internacionais, através da rede de contactos EWB.