Universidade do Porto premeia ideias de negócio

Fomentar o empreendedorismo, a criação de novas empresas e premiar criatividade e a inovação de projectos científicos e tecnológicos são os objectivos do concurso de Ideias de Negócio “iUP25k”. A melhor Ideia a concurso é conhecida hoje, dia 15 de Maio, numa cerimónia a ter ligar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Universidade do Porto e o Banco Santander Totta.

O vencedor vai receber 10 mil euros para incorporação no capital social de uma empresa a constituir e 5 mil euros em incubação e mentoring para definição do plano de negócios da empresa. Vão ser entregues ainda prémios para a 2ª e a 3ª melhor ideia, que recebem, cada uma, 5 mil euros em incubação e mentoring para definição do respectivo plano de negócios. O público presente na cerimónia vai ter a oportunidade de escolher a Ideia de Negócio da sua preferência, sendo entregue uma menção honrosa aos autores dessa Ideia.

A iniciativa, que foi lançada em Fevereiro, recebeu mais de 45 candidaturas, individuais ou em equipas de até 4 elementos, sendo que pelo um dos elementos tinha de ser aluno ou antigo aluno da Universidade do Porto. Foram depois seleccionadas as 10 melhores ideias por um júri formado por individualidades ligadas ao empreendedorismo, à investigação e ao desenvolvimento, com experiências nestas áreas.

Esta é a 3ª edição do “iUP25k”, que pretende estimular o empreendedorismo qualificado e inovador junto da comunidade académica.