Comunicar com Arte: uma ferramenta para gestores
A Psicoforma realizou no passado mês de Maio, mais uma tertúlia, desta vez a Norte do país. Foi no Arquivo, no Porto, que se viveu em ambiente intimista um final de tarde repleto de emoções, de boa disposição e de partilha de experiências.
Comunicar com Arte, foi o tema que juntou parceiros de negócio, consultores e o actor Pedro Lamares, para identificar as competências fundamentais que temos ao nosso dispor para comunicar, cada vez com mais sucesso.
Trazer as técnicas do teatro às organizações, sob o formato de workshop, é segundo a Psicoforma, um caminho a realizar para potenciar e melhorar a forma como se comunica.
Catarina Horta, Directora de Recursos Humanos do Grupo Randstad que detém as marcas Randstad e Tempo Team e Directora Comercial da Psicoforma, abriu o evento sensibilizando todos para a importância da comunicação quando se gere pessoas. “70% de nós somos água e 70% das nossas competências como gestores assentam na comunicação”, referiu, para sublinhar a importância do tema.
A temperatura da voz, a dicção, a colocação, a gestão das emoções são muitas das competências a desenvolver, para ter equipas cada vez mais eficientes na comunicação.
“Para comunicar com sucesso é importante imprimir paixão nas palavras e acreditar com alma no que se diz”, sublinha Paula Lampreia gestora nacional da Psicoforma, reforçando a importância da atitude na comunicação.
“É na informalidade e na simplicidade que conseguimos dar mais de nós”, refere Elisabeth Ribeiro, coordenadora norte da Psicoforma.
A tertúlia teve também como propósito, apresentar o novo workshop Psicoforma – Comunicar com Arte, orientado para os quadros superiores das organizações, com vista a potenciar a comunicação através das técnicas de teatro.
Um final de dia que terminou com a leitura, de Pedro Lamares, do poema de Oswaldo Montenegro, Metade.