A importância da imagem e do bem-estar nas empresas
Esta terça-feira, dia 11 de Junho, assinalou-se o Dia do Bem Estar, pelo que é bastante pertinente abordar a importância deste temas nas organizações, associando também ao tema da imagem pessoal e profissional.
Por Alexandra Lopes, consultora de imagem pessoal e empresarial.
O tema do bem-estar nas organizações nunca esteve tão na “moda”! Mas será que essa “moda” veio para ficar? Estou convicta que sim!
Os colaboradores de uma empresa são (ou deveriam ser) os seus primeiros clientes, pelo que se os colaboradores estiverem felizes e satisfeitos no seu local de trabalho, transmitirão essa energia positiva e entusiasmo aos clientes.
Nesse sentido, as empresas apostam cada vez mais em disponibilizar actividades no âmbito da saúde e bem-estar aos seus colaboradores, havendo cada vez mais organizações a dedicar semanas específicas com várias actividades para sensibilizar para estes temas e promover uma vida saudável.
Um colaborador saudável, que se sente bem na sua pele e feliz no local de trabalho, apresenta maior produtividade do que o colaborador que não se sente bem e não é feliz. Essa produtividade pode medir-se em termos qualitativos (relacionamento com os outros, atendimento ao cliente, confiança, motivação, etc) e em termos quantitativos (incremento das vendas, dimuição de desperdícios e de acidentes de trabalho).
É fundamental que as empresas tenham em consideração o impacto que a imagem pode ter no bem estar dos seus colaboradores, pois a falta de confiança em si próprios pode prejudicar a organização de várias formas: através do absentismo, falta de motivação, doenças, acidentes e conflitos interpessoais.
A imagem deverá ainda estar sempre em consonância com o estilo de cada um, tendo em consideração o dress code da empresa, assim como a função desempenhada.
Se os colaboradores de uma organização sentirem confiança com a imagem projectada e demonstrarem coerência entre o “ser” e o “parecer”, adquirem credibilidade junto de todos os intervenientes no ambiente organizacional.
O bem-estar deverá ser a prioridade de todos: colaboradores e organizações. Não só é óptimo para os próprios colaboradores, mas também para alcançar os objectivos de negócio das empresas.