Startup Lisboa tem 30 mil euros para apoiar empreendedores
Já abriram as candidaturas a segunda edição do From Start-To-Table, o programa de aceleração da Startup Lisboa para negócios ligados ao sector da restauração. E há prémios no valor de 30 mil euros a distribuir por três projectos vencedores.
Para serem elegíveis, os negócios devem ter menos de três anos de existência e enquadrar-se numa de três categorias: tecnologia para restauração, novos conceitos de restauração ou produtos inovadores de food & beverage.
Um júri constituído por membros da Startup Lisboa e especialistas irá seleccionar até 25 projectos para entrar no programa. A partir de dia 12 de Outubro, durante oito semanas, os empreendedores dos projectos seleccionados vão trabalhar na prototipagem e validação do seu produto. O programa vai ocupar, em média, três dias por semana, em regime de full-time, aos participantes.
Marta Miraldes, coordenadora do programa de aceleração da Startup Lisboa, faz um balanço positivo da primeira edição. «Só na categoria de conceitos de restauração, 75% dos projectos já abriram portas ou vão abrir em breve», destaca.
Para a responsável, um dos objectivos mais importantes do programa é a profissionalização da gestão nesta área. Marta Miraldes faz notar que «o mercado está mais exigente e para se vencer no ecossistema da restauração não basta uma boa receita», sublinhando que «há um consumidor muito mais exigente a quem é preciso dar resposta». «A primeira edição foi uma prova de que conseguimos fazer isso sem perder de vista a paixão dos nossos empreendedores e a qualidade dos seus projectos», acrescenta.
A Why Not Soda, uma marca de refrigerantes biológicos produzidos em Portugal, a TempJobs, um marketplace de trabalhadores independentes para a indústria da restauração, e ainda a Breadfast, um serviço de entrega de pequeno-almoço ao domicílio, que foi comprada pela Eat Tasty em Maio deste ano, foram alguns dos projectos premiados.
Além do apoio do Turismo de Portugal, o programa conta a parceria da Delta, Innovation Golden Partner, Sagres, Silver Partner e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal como parceiro institucional.
«Um programa desta dimensão e com esta ambição, só é possível graças à colaboração de um conjunto muito relevante de parceiros. Para a Startup Lisboa é motivo de orgulho reunir à volta desta iniciativa um conjunto tão qualificado de entidades e de actores deste ecossistema», realça Miguel Fontes, director executivo da Startup Lisboa.
São também vários os profissionais nas mais variadas funções que se juntaram ao programa como mentores, desde Rui Miguel Nabeiro, CEO da Delta, ou Rui Sanches, CEO do Grupo Multifood, até chef’s ou empreendedores do ecossistema como é o caso de Miguel Ribeiro, head of Growth para a Europa e country manager da Zomato em Portugal.
As candidaturas à segunda edição decorrem até dia 15 de Setembro e podem ser realizadas aqui.