Deloitte testa novas soluções de mobilidade em Lisboa
Lisboa é uma das primeiras cidades à escala global escolhidas pela Deloitte para desenvolver e testar novas soluções de mobilidade.
«Esta aposta surge para aproveitar as características favoráveis do ecossistema de mobilidade da capital portuguesa, desenvolvendo novos conceitos e soluções tecnológicas, testados em ambiente real», resume a consultora em comunicado.
Para Miguel Eiras Antunes, partner da Deloitte, a capital portuguesa é estratégica. «Lisboa será um centro de exportação de serviços e soluções tecnológicas de mobilidade dentro da rede global da Deloitte», explica, realçando que os novos conceitos de mobilidade desenvolvidos na cidade serão «escalados para outros mercados».
Numa primeira etapa deste projecto, a gestão da mobilidade partilhada e a logística urbana serão as áreas de foco em Lisboa, perspectivando-se que, ainda este ano, possam vir a ser testadas algumas das soluções desenvolvidas.
«Cascais, Lisboa e Viseu são referências à escala global do que se faz em Portugal no âmbito das smart cities», destaca Miguel Eira Antunes. «Cascais foi, aliás, o primeiro living lab no qual a Deloitte disponibilizou um sistema de gestão integrado das várias áreas de uma cidade inteligente», continuou, sublinhando que, hoje, é «uma referência global neste contexto».