Como será o trabalho até 2050?

Os millennials (nascidos entre 1981 e 1994) e a geração Z (1995-2012) vão representar 75% da força de trabalho até 2050, indica o mais recente estudo da Adecco Group. Conheça as restantes conclusões.

 

Segundo a análise «#CtheFuture», realizado junto de cinco mil líderes «do amanhã», a esmagadora maioria (70%) da geração Z acredita que, no futuro, as soft skills irão sobrepor-se à técnica.

De acordo com os inquiridos, a capacidade de gerir equipas com sucesso, a comunicação e a criatividade serão as principais capacidades necessárias para futuros líderes. Mais de metade (55%) afirma que a aprendizagem e a experiência são a melhor via para desenvolver essas capacidades.

Além disso, pouco mais de 50% está convicta de que não serão precisos diplomas universitários. E apenas 6% acreditam que o ensino superior é a melhor forma de desenvolver capacidades sociais.

 

CEO por um mês

A divulgação deste estudo coincide com o anúncio do «Global CEO for One Month» de 2019. Sophia Lim, de 24 anos e de Hong Kong, foi escolhida para ser «CEO por um mês» do Adecco Group.

Após um processo de selecção de oito meses, que envolveu mais de 260 mil candidatos de 46 países, dos quais resultaram 10 finalistas para participar num bootcamp de três dias em Dusseldorf, na Alemanha, será  Sophia Lim a passar um mês a trabalhar ao lado do CEO do grupo Adecco, Alain Dehaze.

A jovem confessa: «Estou emocionada por me juntar ao Grupo Adecco para trabalhar ao lado de Alain Dehaze e ajudar a moldar a minha carreira e o futuro do trabalho. Uma experiência como esta é a melhor maneira de preparar a minha geração para liderar – e tornarmo-nos futuros CEO’s». Esta oportunidade «proporcionar-me-á uma experiência inestimável no mundo real, dentro de uma empresa que está a capacitar todos dias milhares de carreiras», acredita.

«Estou ansioso para trabalhar ao lado da Sophia Lim, ajudando-a a desenvolver novas habilidades e, em forma de orientação reversa, aprender com as suas ideias sobre o futuro do trabalho e da liderança», diz, por sua vez, Alain Dehaze. O CEO faz também notar que, à medida que o mundo do trabalho evolui e a tecnologia transforma a maneira como os trabalhos são realizados, «as habilidades de liderança estão também elas a mudar».

Reforça, por isso, que «a formação e a experiência, combinadas com o compromisso com a aprendizagem ao longo da vida, são essenciais para preparar a Geração Z para a liderança. E explica: «A Sophia estará a trabalhar ao meu lado enquanto reúno com clientes para ajudar a viabilizar o sucesso dos seus recursos humanos e garantir o funcionamento ideal dos nossos negócios por meio de análises operacionais regulares, por todo o mundo». «O nosso programa de CEO for One Month demonstra o poder da formação no trabalho, que é tão crítico no desenvolvimento dos nossos futuros líderes», salienta ainda.

Ler Mais