CA Seguros: Ser exemplar na gestão de pessoas

Num mercado competitivo, a CA Seguros quer destacar-se pela transparência, pelo bem-estar dos colaboradores e pelo desenvolvimento contínuo da cultura organizacional.

 

A CA Seguros, que integra o Grupo Crédito Agrícola, considera relevante a participação em avaliações externas sobre as práticas de gestão de recursos humanos. Por esse motivo, participa desde 2018 no Índice de Excelência.

«Esta participação não é isolada, faz parte de um conjunto de estudos de clima organizacional, que nós valorizamos imenso. Podemos dizer que os bons resultados que temos obtido nestes estudos são muito gratificantes e mostram que estamos no caminho certo », salienta João Pedro Borges, presidente do Conselho de Administração Executivo da CA Seguros.

De acordo com o responsável, existem ainda outras medidas em curso, que vão «desde as avaliações de desempenho até à criação de uma ferramenta interactiva para os colaboradores darem o seu feedback». A comunicação interna e a transparência também têm um papel decisivo para a CA Seguros, já que são utilizados diversos canais internos, como o WhatsApp ou a televisão corporativa.

O profissional explica também que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores é um dos focos da empresa. Nesse sentido, revela que foram criados programas destinados ao bem-estar, «incluindo um excelente seguro de saúde para os colaboradores e familiares directos, bem como o acesso gratuito a consultas médicas e de psicologia».

No que diz respeito a práticas inovadoras, a CA Seguros passou a «monitorizar diariamente o envolvimento e a satisfação dos colaboradores através de uma aplicação informática – Officevibe». Todas as semanas, a aplicação disponibiliza um inquérito rápido e envia-o para todos os colaboradores, no sentido de perceber o grau de satisfação relativo a diferentes métricas de envolvimento.

Desta forma, a seguradora do Grupo Crédito Agrícola acredita que vai conseguir saber «o que está a funcionar bem, o que precisa de melhorias e o que está a gerar insatisfação». A aplicação funciona como um «termómetro que mede continuamente o grau de satisfação e de envolvimento das pessoas na empresa e em cada equipa».

Para o presidente do Conselho de Administração Executivo, é fundamental que cada colaborador compreenda o seu papel e esteja ciente dos objectivos que estão por alcançar». Além disso, garante que na empresa são muito valorizados «os sucessos alcançados e os objectivos atingidos pelos colaboradores», deixando, em seguida, elogios à «alta taxa de retenção de talentos».

Por último, João Pedro Borges garante que o objectivo para o futuro é melhorar e continuar a ser fiel aos valores e à cultura organizacional. «Queremos manter todos bem informados sobre o que se passa na empresa e o que queremos alcançar e, ao mesmo tempo, estar atentos às necessidades de cada equipa e de cada pessoa», finaliza.

 

Este artigo faz parte do Especial “Índice da Excelência” publicado na edição de Abril (n.º 160) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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